Economia

Vice-diretor da Comissão de Desenvolvimento da China diz que tarifas dos EUA estão fadadas ao fracasso

Vice-diretor da Comissão de Desenvolvimento da China diz que tarifas dos EUA estão fadadas ao fracasso
Fonte da imagem: Hu Yousong/ Xinhua

O vice-diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, Zhao Chenxin, afirmou nesta segunda-feira, 28 de abril, que as chamadas “tarifas recíprocas” impostas pelos Estados Unidos violam gravemente a tendência histórica e as leis econômicas. Segundo ele, a medida impacta as regras e a ordem do comércio internacional, além de prejudicar significativamente os direitos e interesses legítimos de todos os países.

Zhao classificou as tarifas como uma prática típica de unilateralismo e intimidação, afirmando que elas prejudicam tanto terceiros quanto os próprios Estados Unidos. Na avaliação do dirigente, a iniciativa é impopular e fadada ao fracasso.

O vice-diretor ressaltou ainda que a China, como maior país em desenvolvimento do mundo e nação responsável, opõe-se firmemente ao hegemonismo e ao exercício arbitrário do poder. Em resposta à imposição arbitrária e irracional de tarifas pelos EUA, Zhao afirmou que a China adotou uma série de medidas de retaliação que considerou razoáveis, vantajosas e moderadas.

Essas ações, explicou, têm como objetivo não apenas proteger os direitos legítimos do país, mas também salvaguardar a justiça internacional, o sistema de livre comércio global e a ordem econômica internacional. “Acreditamos firmemente que quem se opõe ao mundo e à verdade apenas se isolará, enquanto caminhar junto com o mundo e com a justiça é o que garantirá o sucesso no futuro”, disse o porta-voz chinês.

Fonte: news.cn