Cultura

Vestibular nacional da China tem mais de 10,7 milhões de candidatos e 466 mil salas de prova

O número de inscrições para o Gaokao, vestibular chinês deste ano, atingiu 10.78 milhões de candidatos, um aumento de 70 mil em relação ao ano passado, e batendo um novo recorde histórico.

2021 também é um ponto-chave na reforma abrangente do vestibular, com 14 províncias realizando novo modelo de prova. A coexistência de novos e antigos exames de Gaokao coloca mais dificuldades e desafios ao trabalho de segurança, especialmente devido à propagação acelerada da pandemia global e a disseminação esporádica de casos associados importados do exterior. A segurança no local de prova também é um  fator de risco.

O Ministério de Segurança Pública da China (MPS, sigla em inglês) deu uma conferência de imprensa em 3 de junho, para informar o trabalho relacionado à proteção aos candidatos no dia do Gaokao.

Na conferência, Li Qiang, vice-diretor do Departamento de Estudantes Universitários do Ministério da Educação, informou que este ano, estabeleceu mais de 7.200 unidades de exames e 466 mil salas de prova em todo o país, incluindo 26 mil salas de reserva, 950 mil inspetores, e 1,4 milhão de funcionários que irão aplicar a prova.

O Comissário da administração de segurança pública do MPS, Wu Jianping, disse que, a fim de fazer todo o possível para reforçar a segurança do Gaokao, a organização e realização de inspeções de segurança em locais como: pensões perto do local de prova, hotéis de pequeno e médio porte, lanhou-se e acrescentar mais vigilâncias ao redor do local da prova. Otimizar a segurança dos serviços de exame, dando prioridade às solicitações de cartões de inscrição do Gaokao, aumentando a eficiência da produção de certificados e oferecendo serviços de entrega.

De acordo com estatísticas incompletas, desde maio deste ano, as autoridades de segurança pública de todo o país expediram 185 mil documentos de identidade para os candidatos ao Gaokao, informou Zhang Zuoliang, vice chefe da Administração de Segurança Pública do MPS.

Litong, vice-chefe do Departamento de segurança cibernética do MPS, informou que o departamento atribui grande importância e trabalha ativamente em conjunto com o departamento de educação para manter uma posição de alta pressão sobre todos os tipos de atividades ilegais e criminosas relacionadas com o exame.

  1. Implantação de localidades para aumentar os esforços de patrulhamento público on-line. A descoberta oportuna de rumores on-line relacionados com o vestibular, a organização de trapaças, a venda de equipamentos para cola, a suspeita de fraude e outras informações ilegais e prejudiciais.
  2. Supervisionar e orientar as empresas de internet para a implementação rigorosa da responsabilidade principal da segurança de rede, para as informações falsas, ilegais e prejudiciais relacionadas com o exame e manter um ambiente online limpo.
  3. Luta contra os crimes relacionados com as provas. Desde 2021, as autoridades de segurança pública detectaram 28 casos de envolvimento criminal e capturaram 275 suspeitos. A maior parte das gangues criminosas envolvidas usam a internet para atrair candidatos para colarem na prova usando dispositivos sem fio, e as autoridades de segurança pública vão intensificar os seus esforços para, assim que forem descobertas pistas criminosas suspeitas de organização de exames e outros crimes que comprometam a segurança do exame de admissão à universidade, será realizado investigações imediatas para evitar danos reais.

 

“Deixo uma alerta especial aqui também, de que a organização de trapaças e colas nos exames de vestibular é uma transgressão ao código penal. A interpretação judicial afirma claramente que, fraude durante o exame e identificado, será considerado imediatamente como ‘circunstâncias graves’.”, disse Li Qiang.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: 21st Century Business Herald