A Geely Automobile informou, em 17 de novembro, que alcançou receita de 89,2 bilhões de yuans no terceiro trimestre de 2025. O valor representa alta de 15% sobre o trimestre anterior e de 27% na comparação anual, estabelecendo um recorde trimestral. O lucro líquido atribuível à controladora chegou a 3,96 bilhões de yuans, alta anual de 19%. De janeiro a setembro, o lucro acumulado avançou para 10,62 bilhões de yuans, crescimento de 59%.
Durante a apresentação dos resultados, Dai Qing, presidente rotativo do Geely Holding Group, afirmou que o lucro por veículo atingiu 5.200 yuans no trimestre, acima dos 4.700 registrados no primeiro semestre.
Meta de 3 milhões de carros em 2025
A empresa revisou a meta anual de vendas para 3 milhões de veículos em agosto, após superar expectativas no primeiro semestre. Até outubro, a Geely vendeu 2,477 milhões de unidades, alta anual de 44%, equivalente a 83% do objetivo do ano.
Em outubro, as vendas da Geely subiram 35% na comparação anual e superaram 300 mil unidades no mês. A Galaxy, sua nova marca lançada recentemente, respondeu por mais de 40% desse total.
Nos primeiros dez meses de 2025, a Geely Galaxy ultrapassou 1 milhão de veículos vendidos e atingiu sua meta anual antes do previsto. Segundo a empresa, é a marca de nova energia que chegou mais rápido à marca de 1 milhão de unidades vendidas em um único ano na China.
A Geely acelera a expansão da capacidade produtiva da linha Galaxy. A fábrica da SAIC-GM em Shenyang Beisheng e a planta da Lotus em Wuhan passam por adaptação para produzir modelos da série. A empresa não comentou detalhes do plano até o fechamento.
Galaxy impulsiona crescimento e amplia disputa com a BYD
A diferença para a BYD diminuiu. Dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros indicam que, em outubro, a Geely vendeu apenas 30 mil unidades a menos que a concorrente. Dai Qing afirmou que a participação de mercado da Geely passou de 8% no ano passado para mais de 11% em outubro, enquanto a da líder caiu de 16% para 14%.
A Geely posiciona a linha Galaxy para competir diretamente com modelos equivalentes da BYD, como o Galaxy E5 frente ao BYD Yuan, o Starship 7 EM-i frente ao BYD Song e o Star Wish frente ao BYD Seagull.
No campo tecnológico, as duas montadoras disputam recursos de condução inteligente, híbridos e sistemas de infotainment. A Geely lançou o sistema Vast Horizon após o “Eye of the Gods”, da BYD, e confronta o DM-i com seus sistemas EM-i e EM-P. Flyme Auto e DiLink completam a disputa.
Expansão internacional
As duas fabricantes avançam também no exterior. A BYD exportou mais de 80 mil unidades em outubro. A Geely ampliou presença no Reino Unido e Uzbequistão e registrou avanços na Indonésia, Malásia e Austrália. Em 3 de novembro, concluiu parceria com a Renault, que inclui a aquisição de 26,4% da Renault Brasil e o compartilhamento de capacidade produtiva e rede de distribuição.
O CEO Gan Jiayue afirmou que a empresa ainda exporta majoritariamente veículos a gasolina, mas iniciará o envio de modelos de nova energia em 2026. A meta é que o exterior represente 50% das vendas e que as exportações ultrapassem 1 milhão de unidades até 2027.
Fonte: 36kr


Adicionar Comentário