Economia

Turismo chinês movimenta o equivalente a R$ 376 bilhões, com mais de 600 milhões de turistas

O Ministério da Cultura e Turismo da China estima que no feriado do Dia Nacional, entre o dia 1 e 7, o país recebeu 618 milhões de turistas domésticos, uma recuperação de 79,0% relação ao mesmo período de 2019. A receita de turismo doméstico foi de 454,33 bilhões de yuans (R$ 376 bilhões), uma recuperação de 69,9%. Os dados mostram que o mercado de turismo doméstico está se recuperando fortemente.

De acordo com o 21st Century Business Herald (CBH), com dados da China State Railway Group, em 8 de outubro, as ferrovias nacionais estimam transportar 13 milhões de passageiros, com uma adição de 1.234 trens. De 30 de setembro a 7 de outubro, as ferrovias chinesas têm transportado mais de 10 milhões de passageiros por dia. O Ministério dos Transportes revelou na noite de 8 de outubro que, de 1 a 8 de outubro, as ferrovias nacionais, rodovias, vias fluviais e aviação civil fizeram o transporte de uma média de 62 milhões de passageiros.

Graças à forte recuperação das atividades turísticas, os dados da Ctrip mostraram que o número de pedidos de passagens aéreas aumentou em mais de 100% comparado com setembro, os pedidos de passagens de trem aumentaram em mais de 300% e os de ônibus aumentaram em mais de 200% comparado com setembro.

A pandemia pressionou o botão de pausa para a indústria turística, enquanto a chegada do  feriado prolongado a reativou. Governos locais, aplicativos de viagens, agências de viagem, pontos turísticos e outros destinos lançaram várias estratégias de marketing e políticas excepcionais para atrair turistas.

Os governos locais aproveitaram a oportunidade e realizaram a campanha de distribuição de vales de consumo. Mais de 20 províncias e cidades, incluindo Beijing, Shandong, Zhengzhou e Zhejiang, emitiram vales de consumo para longas férias, enquanto Yunnan e Xinjiang também oferecem subsídios de combustível para os turistas que conduzem por conta própria. Ao mesmo tempo, pontos turísticos  ofereceram atividades gratuitas ou com desconto para atrair os viajantes. Segundo a Ctrip, mais de 1.500 pontos turísticos em todo o país implementaram diferentes políticas de bilhetes gratuitos ou com desconto.

Fonte: 21st Century Business Herald (CBH); 21 caijing