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TikTok Shop, Shein e Temu, surgem com força no varejo on-line nos EUA com estratégia de preços baixos

TikTok Shop

Diversas plataformas chinesas de comércio eletrônico têm mirado o mercado americano, como TikTok Shop e Shein.

O Temu, de propriedade da Pinduoduo, tornou-se o aplicativo mais baixado em todas as categorias durante a última semana de 2022, de acordo com os últimos dados do serviço de inteligência de mercado móvel AppMagic.

Esses aplicativos, que foram criados para os mercados estrangeiros, atraem consumidores internacionais com preços reduzidos e serviços de entrega eficientes, enquanto contornam intermediários tradicionais como exportadores, atacadistas e varejistas, de acordo com Zhang Yi, chefe executivo da empresa de pesquisa de mercado iiMedia, no sul da província de Guangdong.

O Temu, um aplicativo de compras no estilo Shein, que foi lançado pela empresa de comércio eletrônico Pinduoduo, com sede em Xangai, em setembro do ano passado, também foi o aplicativo mais baixado nos EUA em novembro e dezembro, de acordo com o fornecedor de inteligência de mercado de aplicativos móveis Sensor Tower.

Temu tinha 13,6 milhões de instalações nos EUA, ou 96% de seu total global, no final do ano passado.

A popularidade do Temu, que atraiu os consumidores americanos a comprar produtos feitos na China, veio na esteira do sucesso da Shein.

O varejista chinês de moda rápida ultrapassou a Amazon como o aplicativo de compras mais baixado na América do Norte em 2021, graças a mercadorias baratas como leggings de US$ 5,50 e coletes infláveis de US$ 9,90.

A Shein, que também não opera uma plataforma de compras no continente, foi fundada em Nanjing, capital da província oriental de Jiangsu, em 2008 pelo antigo exportador de vestidos de noiva Chris Xu Yangtian.

O TikTok Shop, lançado pela ByteDance nos Estados Unidos em novembro passado, aproveita o sucesso global do aplicativo de vídeo de curta duração TikTok, com vasta base de usuários no exterior. Somente nos EUA, o TikTok tem mais de 100 milhões de usuários ativos.

Esta expansão internacional reflete como os operadores destes aplicativos estão encontrando mais oportunidades além da China continental, onde os gastos dos consumidores enfraqueceram e sua economia doméstica ainda enfrenta ventos de proa como o recente surto de novas infecções por Covid-19 em todo o país.

“O mercado de comércio eletrônico da China amadureceu”, disse Zhang da iiMedia.

Segundo Zhang, a era de alto crescimento na China continental para empresas como Alibaba Group Holding, JD.com e Pinduoduo está largamente acabada.

Todas estas empresas têm um forte desejo de se lançar em novos mercados em crescimento, disse ele. A Alibaba é proprietária do South China Morning Post.

O TikTok Shop já está convidando os influenciadores e comerciantes americanos a se inscreverem com seu mercado online, o que poderia ajudar a aumentar as atividades de comércio eletrônico internacional.

Além dos EUA, os aplicativos de comércio eletrônico chineses estão encontrando sucesso na Ásia. A TikTok Shop, por exemplo, teve vendas de 1,69 trilhão de dong vietnamitas (US$ 72 milhões) no país do sudeste asiático em novembro do ano passado, de acordo com a consultoria local de comércio eletrônico Metric.vn.

Fonte: Do News, 36 Kr
Imagem principal: ChayTee/ Adobe Stock