Empreendedorismo Tecnologia

Tencent, uma empresa chinesa que teve as suas ações aumentada em 130 vezes em 17 anos – Parte 3

Entre dezembro dos anos 2003 e 2004, devido ao excelente desenvolvimento da internet na China, o mercado de capitais internacional demonstrou um forte interesse em empresas. Naquela época, a Tencent não era um alvo atraente para investimento.

Em meados de março de 2004, TOM Group foi oficialmente listado para comercialização nas bolsas de valores dos EUA e Hong Kong. Ela é a primeira empresa chinesa de internet a ser listada em Hong Kong, Nasdaq e GEM (Growth Enterprise Market).

Em 13 de maio do mesmo ano, a maior empresa de jogos online da China, Shanghai Shanda Network, foi listada na Nasdaq e era procurada por muitos investidores internacionais. O preço de abertura do dia era de US$ 11,30, e no meio do ano o preço das ações chegou a US$ 44,30. Chen Tianqiao, CEO e presidente da Shanda, que tinha apenas 31 anos, tornou-se o homem mais rico da nova geração da China, com um patrimônio de mais de 15 bilhões de yuans.

Naquele tempo, a Tencent estava sendo ofuscada pelas duas estrelas em ascensão, TOM e Shanda. Mesmo assim, ela continuou a discutir sobre a listagem tanto nos EUA quanto em Hong Kong. Os fundadores da Tencent são práticos, mas também honestos. No final, Ma Huateng decidiu listar na bolsa de Hong Kong.

Em 16 de junho de 2004, a Tencent, cujo código de estoque é 00700HK, foi oficialmente listada em Hong Kong. O preço de abertura era no máximo 3,70 dólares de Hong Kong. Embora o desempenho do preço das ações tenha sido razoável na abertura, chegando a 4,6 dólares, no fechamento do mercado, o preço das ações caiu inesperadamente abaixo do preço de emissão.

De acordo com estatísticas pós-evento, o volume de negócios da Tencent naquele dia foi de 440 milhões de ações, enquanto a Tencent emitiu apenas 420 milhões de ações. De acordo com esse cálculo, o índice de rotatividade do dia chegava a 104%.

Naquele dia, a grande maioria dos investidores que compraram as ações originais da Tencent optou por vender no primeiro dia de listagem, expressando que não estão otimistas sobre a tendência de desenvolvimento futuro da Tencent. Essa escolha fez com que eles se arrependessem por calcularem mal as ações da Tencent.

Em 13 de setembro de 2021, o preço das ações da Tencent era de 478 dólares de Hong Kong. Comparado com os 3,70 dólares do começo, a diferença é como o céu e a terra.

Em setembro de 2016, as ações da Tencent se tornaram uma das dez principais empresas listadas com maior capitalização de mercado do mundo.

Embora as ações da Tencent não tenham apresentado bom desempenho no primeiro dia de negociação, isso não afetou o levantamento de HK$ 1,438 bilhão por meio desta listagem. Ao mesmo tempo, foram criados os cinco maiores bilionários e sete multimilionários da Tencent.

 

 

Tian Aiguo

Outubro de 2021, São Paulo, Brasil