Destaques da Semana

Temperatura média na China em agosto é a mais alta para o período desde 1961

Temperatura média na China
Fonte da imagem: Li Muzi/ Xinhua

A temperatura na China no mês de agosto atingiu um recorde. A temperatura média nacional foi de 22,6°C, 1,5°C acima da média histórica para o mesmo período, a mais alta desde 1961.

No sul, as altas temperaturas persistiram, com eventos extremos. Em agosto, a maioria das regiões de Jianghuai, Jianghan, Jiangnan, além de Chongqing e o leste de Sichuan, registraram mais de 15 dias de calor intenso, com 226 estações meteorológicas nacionais atingindo padrões extremos de temperatura máxima, incluindo Yiwu, em Zhejiang, que registrou 42,8°C, superando recordes históricos.

A seca meteorológica começou a se desenvolver ao longo da parte central e superior do rio Yangtze. Em agosto, várias áreas ao longo do rio Yangtze enfrentaram altas temperaturas e pouca chuva, com a seca meteorológica começando a se manifestar e se intensificar. No final do mês, áreas do noroeste e sudeste de Sichuan, oeste de Guizhou, norte de Yunnan, sul de Chongqing, norte de Hunan, sudeste de Hubei, sudeste de Zhejiang e noroeste de Jiangxi tiveram seca moderada ou severa, com o oeste de Guizhou enfrentando seca extrema.

Além disso, houve uma ocorrência frequente de eventos de convecção intensa, resultando em perdas significativas em algumas áreas. Durante agosto, ocorreram quatro episódios de convecção intensa, causando danos consideráveis em regiões como Shanxi, Yunnan, Mongólia Interior, Ningxia e Gansu.

De acordo com o vice-diretor do Centro Nacional de Clima da China, Jia Xiaolong, o país testemunhou precipitação abundante no norte e escassa no sul. O país enfrentou frequentes episódios de chuvas intensas na região norte, que causaram desastres, enquanto o sul experimentou ondas de calor prolongadas. Dezenove estações meteorológicas nacionais registraram temperaturas máximas diárias que atingiram ou superaram recordes históricos.

Em agosto, a precipitação média nacional foi de 97,3 milímetros, 9,2% abaixo da média histórica para o mesmo período, com uma distribuição geral de precipitação maior no norte e menor no sul. Quatorze estações meteorológicas nacionais registraram precipitações diárias que ultrapassaram recordes históricos, todas localizadas no norte.

As bacias dos rios Haihe, Liaohe, Songhua e Huanghe apresentaram precipitações acima da média, com a bacia do Haihe superando em 78,5%. Por outro lado, as bacias dos rios Yangtze, Huaihe e Zhujiang tiveram precipitações abaixo da média, sendo a bacia do Yangtze 45,3% inferior à média, a segunda menor da história, superando apenas 2022.

Fonte: yicai.com