No dia 3 de outubro, o Ministério dos Recursos Naturais da China informou que o submarino tripulado Jiaolong realizou, pela primeira vez, mergulhos na região coberta por gelo do Ártico. A operação ocorreu no primeiro estágio da 92ª expedição oceânica chinesa e incluiu mais de dez imersões.
O Jiaolong, que passou por atualização tecnológica e nacionalização de sistemas, iniciou atividades polares após testes no Mar da China Meridional. Pela primeira vez, houve uma operação subaquática coordenada no Ártico entre dois veículos, o submarino tripulado Jiaolong e o ROV (veículo operado remotamente), marcando um avanço na capacidade chinesa de exploração em águas profundas.
A expedição começou em 15 de julho de 2025, quando o navio Shenhai-1 partiu de Qingdao levando o Jiaolong, e terminou em 8 de setembro com o retorno ao mesmo porto. O navio de pesquisa polar Xuelong-2, preparado para quebra de gelo, deu suporte às operações, que incluíram mergulhos tripulados, investigações com ROV e coleta de amostras com CTD (condutividade, temperatura e profundidade).
De acordo com os pesquisadores, a análise de imagens em alta definição com apoio de inteligência artificial revelou que a densidade, diversidade e tamanho de organismos bentônicos variam em escalas de dezenas a centenas de quilômetros, influenciadas por topografia e profundidade. Essas informações devem subsidiar a elaboração de um mapa de biodiversidade e orientar medidas de proteção ecológica no Ártico. Além disso, foram identificados possíveis pockmarks, cavidades de dissolução, rochas carbonáticas e extensas áreas com vestígios de moluscos, indícios de antigas emissões de fontes frias que podem contribuir para estudos sobre a migração de metano ao longo da história geológica da região.
As investigações detalhadas com o Jiaolong também ampliaram o conhecimento sobre a distribuição da biodiversidade no fundo do mar Ártico e sobre os mecanismos de adaptação dos ecossistemas marinhos, fortalecendo a base científica para pesquisas futuras.
Fonte: news.cn
Adicionar Comentário