Empreendedorismo

Starbucks avalia venda de operações na China que podem superar US$ 10 bilhões

Starbucks China
Fonte da imagem: Xinhua

A Starbucks está avaliando propostas de cinco empresas interessadas em adquirir seus negócios na China, buscando um parceiro estratégico para atuar em um mercado cada vez mais competitivo. Segundo um porta-voz da companhia, “recebemos forte interesse de vários parceiros de alta qualidade que compartilham nossa confiança no potencial de crescimento de longo prazo da Starbucks na China”.

As cinco empresas apresentaram propostas preliminares. A Starbucks estima que a transação supere US$10 bilhões, incluindo royalties da marca, investimentos iniciais dos parceiros e uma participação retida nas operações chinesas. A informação foi divulgada inicialmente pelo Financial Times em Julho.

A China é um dos mercados internacionais mais importantes da Starbucks, mas a empresa enfrenta concorrência de redes locais, como a Luckin Coffee, que apostam em preços baixos e conveniência para atrair consumidores jovens. Essa competição levou a Starbucks a acelerar o desenvolvimento digital e a inovação de produtos.

Com sede em Seattle, a Starbucks atua na China desde 1999 e conta com mais de 7.700 lojas no país. A empresa define a China como seu “segundo mercado doméstico” e, apesar de manter planos de longo prazo, ajusta sua estratégia para um modelo mais flexível e colaborativo.

A entrada de um parceiro estratégico pode oferecer suporte em operações locais, otimizar a cadeia de suprimentos e supervisionar o negócio, ajudando a Starbucks a preservar sua posição no mercado de café chinês.

Fonte: fiinance.sina