Economia

STAR 50: empresas de tecnologia da China ampliam lucros e investem mais em P&D

STAR 50
Fonte da imagem: Du Zixuan/ Xinhua

Até 9 de abril, 18 empresas do índice STAR 50 da Bolsa de Xangai publicaram seus balanços referentes ao ano de 2024. O lucro líquido conjunto atingiu 22,5 bilhões de yuans, aumento de 36% em relação a 2023. A receita totalizou 225,6 bilhões de yuans, alta de 12% no mesmo período.

O índice STAR 50 reúne as empresas de maior valor de mercado e liquidez da Bolsa de Xangai, com foco em tecnologia. As companhias atuam em setores como semicondutores, biotecnologia, equipamentos industriais de precisão e novas fontes de energia.

As empresas que divulgaram seus resultados também ampliaram os investimentos em pesquisa e desenvolvimento. O valor destinado ao setor alcançou 24,8 bilhões de yuans, crescimento de 13% em comparação com o ano anterior. Cerca de 90% das companhias aumentaram os aportes em inovação. A receita internacional somou 28,2 bilhões de yuans, alta de 52%.

Todas as empresas que publicaram seus balanços aderiram ao plano da Bolsa de Xangai para fortalecer a governança, aumentar a eficiência e melhorar o retorno aos acionistas. As medidas incluem foco no negócio principal, aumento na distribuição de lucros, programas de recompra de ações e reforço nos compromissos com a governança corporativa.

Os dados apontam o desempenho do índice como um indicativo do avanço das empresas tecnológicas da China no mercado global.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: STdaily