Tecnologia

Smartphones 5G ocupam um terço das vendas em 2020

No segundo trimestre de 2020, os celulares 5G representaram um terço das vendas totais, com a proporção chegando a 40% em junho. Os dados são do relatório divulgado pela agência de pesquisa Counterpoint, e mostram ainda que no segundo trimestre, 33% dos celulares ativaram o 5G, em comparação com apenas 16% no primeiro trimestre.

O aumento nas vendas se deve ao fato de fabricantes e operadoras de telefonia móvel reduzirem o preço dos equipamentos e dos pacotes 5G.

Tang Ding, analista da Counterpoint Research, disse em entrevista à mídia chinesa que o volume de vendas de celulares 5G da China ficou em primeiro lugar no mundo, mas ocupa o segundo lugar (cerca de 40%) em termos de taxa de penetração, ficando atrás da Coréia do Sul (cerca de 45%).

“As taxas de penetração do 5G na América do Norte e Europa Ocidental estão entre 10% e 15%. Após o lançamento do iPhone 5G, espera-se que o 5G entre em um período de rápido desenvolvimento nos principais países desenvolvidos em 2021, e espera-se que cresça em alguns países em desenvolvimento (como os países do sudeste asiático) em 2022 ou mais tarde”, analisou Tang Ding.

Segundo o relatório, as vendas de smartphones na China continental caíram 17% no segundo trimestre deste ano em relação ao ano anterior, mas se recuperaram 9% de mês a mês. Em termos de marcas, as vendas de iPhones aumentaram 32%, graças aos grandes descontos nos produtos da série iPhone11. As vendas da Huawei aumentaram 14%. As vendas da Xiaomi caíram 35%.

Em termos de participação de mercado, no segundo trimestre de 2020, a Huawei continuará a ser  a empresa com a maior participação de mercado na China, ocupando 46% do mercado neste trimestre. Entre os cinco primeiros, a Vivo ficou em segundo (16%), OPPO em terceiro (15%), e Apple e Xiaomi empataram em quarto (9%).

 

Leia mais: China constrói 257 mil novas estações de base 5G no primeiro semestre do ano

 

Fonte: Sina News

Fonte da foto: CCTV; Counterpoint