A cidade de Shenzhen construiu um total de 362 estações de supercarregamento até 30 de abril, ultrapassando o número de postos de gasolina tradicionais. O número de pistolas de carregamento também ultrapassou o número de bombas de gasolina. As informações são do Comitê de Desenvolvimento e Reforma de Shenzhen.
Um carro elétrico de passageiros normalmente leva de 7 a 8 horas para ser carregado completamente em um carregador lento, de 1 a 2 horas em um carregador rápido, enquanto um carregador ultra rápido pode carregar 80% ou mais em 10 minutos ou menos, permitindo “uma partida com a bateria totalmente carregada após tomar um café”, melhorando significativamente a experiência de carregamento.
Em 29 de junho de 2023, Shenzhen lançou a primeira estação de demonstração de supercarregamento totalmente resfriado a líquido e anunciou o início da construção da “cidade do supercarregamento”.
O aumento no número de estações de supercarregamento melhorou significativamente a eficiência de carregamento de veículos elétricos. Os dados do Escritório de Fornecimento de Energia de Shenzhen da Rede Elétrica do Sul mostram que no primeiro trimestre, o volume de carregamento de veículos elétricos em Shenzhen atingiu 670 milhões de quilowatts-hora, um aumento de 10,9% em relação ao ano anterior, refletindo indiretamente a melhoria do mercado de veículos elétricos em Shenzhen e a operação eficaz da infraestrutura de carregamento.
Com a entrada de mais estações de supercarregamento de alta potência, a rede elétrica também enfrenta uma pressão considerável. O Escritório de Fornecimento de Energia de Shenzhen da Rede Elétrica do Sul realiza pesquisas para entender as necessidades de energia de cada estação de supercarregamento, realizando uma avaliação de energia para cada estação, emitindo antecipadamente planos de conexão para cada local; além disso, em termos de programação e gerenciamento de energia, algumas estações de carregamento foram conectadas ao Centro de Gerenciamento de Usinas Virtuais de Shenzhen para participar da programação da rede elétrica.
Os dados mostram que até o final de 2023, Shenzhen tinha mais de 970.000 veículos elétricos em toda a cidade, com uma taxa de penetração de eletrificação de novos veículos superior a 60%. De acordo com o plano relacionado, até o final de 2025, o número de veículos elétricos em Shenzhen atingirá 1,3 milhão.
O “Plano Especial de Infraestrutura de Supercarregamento de Veículos Elétricos de Shenzhen (2023-2025)” propõe que até o final de 2024, seja construído um sistema de serviços de infraestrutura de supercarregamento tecnologicamente líder e com cobertura diversificada de cenários, promovendo a maturidade do mecanismo de interação de demanda de energia “rede de energia de carregamento e armazenamento”, acelerando a formação de vantagens ecológicas em empresas, tecnologias, cenários, entre outros.
Fonte: xinhuanet.com
Imagem principal: CrispyMedia/ Adobe Stock