A Shein é uma loja online chinesa de produtos fast fashion que tem como objetivo trazer peças a um preço mais acessível para os consumidores finais.
A empresa tem foco a geração mais nova de consumidores. Os jovens são informados sobre os produtos e novidades da loja pela calorosa participação da empresa em mídias sociais.
Conheça a história dessa gigante chinesa, que ganhou notoriedade durante a pandemia com suas peças da moda com um preço acessível.
Shein: como tudo começou
Há algumas divergências em relação à data de surgimento da empresa, mas tudo indica que Chris Xu, em 2008, comprou o domínio do site www.sheinside.com. Inicialmente, o empresário focava na venda de vestidos de noivas e, mais tarde, ampliou para a moda feminina.
Somente em 2015, a empresa passou a se chamar Shein e hoje oferece em seu catálogo:
- Moda feminina;
- Moda masculina;
- Moda infantil;
- Moda pet;
- Itens de beleza;
- Itens de decoração.
Quem é Chris Xu?
Graduado na faculdade de Ciências e Tecnologia, em Qindao, o chinês Chris Xu partiu após a graduação para atuar diretamente em uma empresa de consultoria de marketing.
Visionário, seu conhecimento tecnológico o permitiu olhar além de sua profissão e perceber uma oportunidade no mercado da moda, aprendeu e percebeu as vantagens de vender produtos chineses para fronteiras além da China.
Ele priorizou a entrada no mercado de moda feminina utilizando a SheinInside, atualmente seu maior negócio e conhecida como Shein.
Shein: Iniciativa no momento de turbulência mundial
Com a pandemia, os brasileiros tiveram que recorrer à internet para realizar suas compras de forma segura. Esse comportamento foi responsável por fazer com que, em 2020, as lojas online tivessem um crescimento de aproximadamente 47% no primeiro semestre, de acordo com o site G1.
Mas o rápido acesso às peças que são última tendência da moda e o baixo preço da Shein que conquistaram o público brasileiro.
A empresa foca sua estratégia de marketing nas redes sociais como o TikTok por exemplo, e faz muito sucesso entre a geração mais jovem. Os usuários da rede mostram e falam as suas impressões sobre as peças adquiridas.
A Shein tem uma grande equipe de designers que cria novas peças com muita rapidez – por dia, são disponibilizados em torno de 6.000 produtos em sua loja.
A empresa também conta a ajuda do algoritmo para identificar as próximas tendências de consumo, o que certamente a coloca a frente de outras marcas no mercado de fast fashion.
É confiável comprar na Shein?
Apesar de sua grande popularidade, muitas pessoas ainda têm receio de adquirir algum produto no site. Então é importante que alguns dados sejam avaliados:
Nada melhor que checar o perfil da empresa no Reclame Aqui. Analisando os últimos 6 meses*, a marca tem uma nota de 7 (o que é considerado como “bom” pelo site), 98.5% das reclamações são respondidas, 67.3% das reclamações foram solucionadas e 64.4% dos reclamantes voltariam a fazer negócio com a empresa.
O prazo de entrega para o Brasil é de 20 a 28 dias, segundo o próprio site da Shein, e a empresa divulga o código de rastreio para realizar o acompanhamento da entrega. Mas é importante salientar que alguns atrasos podem acontecer devido a fatores externos, como ser barrado na alfândega, por exemplo.
Por ser uma empresa fast fashion, a qualidade das peças é um ponto que exige maior atenção. Portanto, analisar as avaliações sobre o item desejado feita por outros compradores é muito importante. Nessas análises, geralmente, são dadas informações sobre o tecido, o tamanho, etc.
A empresa também dá a possibilidade de devolução em até 30 dias após o recebimento do pedido, desde que as peças estejam dentro dos padrões estipulados.
Quais são os principais itens vendidos?
A Shein possui uma variação muito ampla de produtos. A moda feminina é o seu carro chefe, abaixo estão listados os principais produtos da categoria:
- Vestidos;
- Tops;
- Blusas;
- Moletom;
- Suéter;
- Blazers e ternos;
- Agasalhos;
- Jeans.
De onde os produtos são enviados?
A Shein é uma empresa internacional que trabalha com um sistema inteligente de destruição de seus produtos de forma internacional.
O armazém principal fica localizado na província de Guangdong, na China, e de lá os produtos são distribuídos para os demais armazéns localizados em outras partes do mundo, como EUA, Espanha, França, Rússia, Alemanha, Itália, Austrália e Oriente Médio.
Para o Brasil, a entrega é feita do armazém da China, geralmente.
*Dados analisados no início de março 2023
Imagem princial: mindandi/Freepik