A Administração Espacial Nacional da China realizou uma cerimônia em Pequim para marcar a entrada oficial em operação do Satélite de Observação Hiperespectral Integrada. Representantes do Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Recursos Naturais, Administração Meteorológica da China, Academia Chinesa de Ciências, Corporação de Tecnologia Aeroespacial da China e outras entidades assinaram em conjunto o certificado de entrada em operação do satélite de observação hiperespectral integrada.
O Satélite de Observação Hiperespectral Integrada faz parte crucial do Sistema de Observação Terrestre de Alta Resolução do país, também conhecido como Projeto de Especialização em Alta Resolução. Ele representa um marco importante na capacidade de observação hiperespectral do Projeto de Especialização em Alta Resolução.
O lançamento bem-sucedido do Satélite indica a conclusão completa da missão de construção da fase espacial do Projeto de Especialização em Alta Resolução. O satélite foi lançado em órbita pelo Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan em 9 de dezembro de 2022, a uma altitude de 705 quilômetros e peso total de aproximadamente 1,2 tonelada, com uma vida útil projetada de 8 anos. O satélite carrega três cargas úteis: uma câmera hiperespectral de luz visível e infravermelho de onda curta, um espectrômetro diferencial de absorção espectral para gases traço atmosféricos e uma câmera de imagem térmica de amplo espectro. Ele possui capacidade abrangente de detecção de vários elementos, como atmosfera, água e ecologia natural, durante todo o dia.
Até 22 de novembro de 2023, o projeto do satélite concluiu todas as tarefas de teste designadas, incluindo testes de plataforma e sistemas de carga útil, testes de indicadores integrados entre o satélite e a Terra, testes de sistemas terrestres, testes de produtos do sistema de aplicativos, entre outros.
Os dados de sensoriamento remoto do satélite foram aplicados em monitoramento dinâmico do ambiente ecológico, pesquisa de recursos naturais e detecção de componentes atmosféricos, contribuindo para a luta contra a poluição, proteção e restauração de ecossistemas importantes em todo o país, e apoio às iniciativas de enfrentamento das mudanças climáticas globais e à construção da “China Bonita”.
No monitoramento do ambiente natural, o Satélite de Observação Hiperespectral Integrada possui a capacidade de imagem hiperespectral de maior resolução espectral na China, bem como capacidade de imagem hiperespectral de amplo espectro na faixa visível e de onda curta. A alta resolução espectral da câmera hiperespectral visível e infravermelho de onda curta pode refletir bem as informações espectrais de diferentes objetos, apresentando grande potencial em inversão remota quantitativa, como monitoramento de biomassa, restauração e vigilância precisa de emissões de metano. A câmera térmica de amplo espectro pode obter informações em quatro bandas de infravermelho distante, apresentando boas capacidades de aplicação em monitoramento de poluição térmica da água, monitoramento de temperatura da superfície da água e inversão da umidade do solo, melhorando significativamente a capacidade de observação noturna de alta resolução.
Com base nos dados das cargas úteis do satélite, a equipe do satélite realizou com sucesso a detecção remota das emissões de metano a partir de fontes pontuais usando um algoritmo aprimorado. Os resultados da detecção mostraram que a câmera hiperespectral visível e infravermelho de onda curta do satélite tem alta sensibilidade e precisão de detecção, permitindo a monitorização precisa de fontes pontuais de emissões de metano em amplas áreas, fornecendo suporte técnico robusto para alcançar as metas estratégicas de neutralização de carbono na China.
No monitoramento do ambiente atmosférico, o espectrômetro diferencial de absorção de gás traço atmosférico a bordo do Satélite de Observação Hiperespectral Integrada utiliza a varredura para obter dados hiperespectrais ultravioleta-visíveis com uma largura de banda ultralarga de 2600 km, realizando a monitorização quantitativa de componentes atmosféricos de rastreamento global, como dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e ozônio, apoiando assim os esforços de controle e supervisão ambiental do ar na China e pesquisas sobre mudanças climáticas.
Os resultados da distribuição global da concentração de coluna de ozônio obtidos pelos dados do satélite durante um único dia de verão revelaram claramente as tendências globais de distribuição de ozônio. A precisão da inversão da concentração de coluna de ozônio foi superior a 97%, com dados fornecendo suporte substancial para a prevenção e controle da poluição atmosférica e monitoramento global das mudanças climáticas.
No monitoramento do ambiente aquático, o Satélite de Observação Hiperespectral Integrada pode identificar com precisão a qualidade da água em fontes de água potável e reservatórios-chave, rastrear de forma oportuna as mudanças no crescimento de poluentes, como cianobactérias, algas verdes e algas douradas, e fornecer soluções para a proteção da água e controle da poluição.
No monitoramento de recursos naturais, o Satélite de Observação Hiperespectral Integrada possui capacidade de monitoramento de alta resolução espectral para pesquisa e avaliação de recursos minerais, bem como monitoramento hiperespectral de alta resolução para a detecção de poluição por metais pesados no solo, fornecendo um forte suporte de dados para as principais operações do setor de recursos naturais.
Os dados do satélite serão compartilhados na Plataforma Nacional de Serviços de Dados e Aplicações de Sensoriamento Remoto, continuando a fornecer serviços de aplicação de dados e produtos para usuários em todos os níveis, impulsionando a construção e o compartilhamento de dados de sensoriamento remoto na China.
No futuro, a equipe de desenvolvimento do Satélite Hiperespectral continuará a apoiar a construção do sistema de satélites de alta resolução do país, aprofundar a pesquisa em tecnologias hiperespectrais avançadas, promover o desenvolvimento de satélites hiperespectrais em órbitas altas e baixas, e dedicar esforços incessantes para desenvolver satélites “usáveis, eficazes, bons e fáceis de usar”, fornecendo dados de sensoriamento remoto de alta precisão e alta resolução para usuários em diversos setores na China.
Fonte: spacechina.com
Imagem principal: Xinhua