Empreendedorismo

SAIC-GM e Momenta lançam sedã elétrico Buick Zhi Jing L7 com direção inteligente na China

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Fonte da imagem: Divulgação

No dia 18 de agosto, a SAIC-GM anunciou que o Buick Zhi Jing L7 será o primeiro sedã inteligente de nova energia a utilizar o Momenta R6 Flywheel Large Model. A tecnologia, baseada em aprendizado por reforço de ponta a ponta, marca a estreia global de um veículo em produção com esse sistema.

A parceria entre a montadora e a Momenta vai além da relação tradicional de fornecedor. As empresas atuam em cocriação, combinando a experiência da SAIC-GM em engenharia automotiva com a especialização algorítmica da startup chinesa.

Estradas chinesas como laboratório

Com 28 anos de operação na China e mais de 24 milhões de clientes, a SAIC-GM acumulou dados de rodagem em diferentes condições extremas, de -40 °C em Heihe a 45 °C em Turpan, além de altitudes de 4.700 metros em Golmud. Esse conhecimento foi digitalizado em um sistema de gêmeos digitais, construído a partir de milhões de quilômetros percorridos e 20 milhões de padrões de comportamento de condução.

Em abril, a montadora lançou a arquitetura de fusão Xiaoyao, primeira desenvolvida por uma joint venture voltada ao mercado chinês de veículos de nova energia. O sistema integra quatro áreas, propulsão, chassi, condução assistida e cockpit inteligente, e serve como base para o funcionamento do modelo Momenta R6 Flywheel.

Como funciona o Momenta R6 Flywheel

Diferente da condução assistida tradicional, que depende de grandes volumes de dados anotados, o Momenta R6 utiliza aprendizado por reforço em ciclo fechado. O sistema treina em ambiente simulado, baseado em dados reais de 3 bilhões de quilômetros e 70 milhões de registros de alta qualidade. Assim, o modelo aprende tanto com acertos quanto com falhas, aperfeiçoando sua capacidade de decisão em cenários complexos.

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Fonte da imagem: Divulgação

O resultado é um ciclo de “percepção–decisão–execução” que permite ao veículo lidar com cortes bruscos de faixa, pedestres em pontos cegos e ruas estreitas em áreas urbanas. O sistema também oferece recursos como estacionamento automático em movimento, navegação precisa em cruzamentos e escolha otimizada de momentos para mudança de faixa em congestionamentos.

Segurança como prioridade

O lançamento ocorre em um momento de maior rigor regulatório na China. Em 2024, o governo reforçou normas de segurança após casos de marketing excessivo e falhas em sistemas de direção inteligente.

Segundo a SAIC-GM, o Buick Zhi Jing L7 incorpora redundâncias como monitoramento de fadiga do motorista, múltiplos níveis de intervenção manual e alertas combinados visuais, sonoros e do sistema OnStar. O veículo passou por validações em milhares de cenários de risco e em casos extremos, incluindo testes com diferentes materiais de lonas usadas em caminhões para medir reflexos no radar.

Estratégia das joint ventures 2.0

A parceria com a Momenta completa o tripé tecnológico da SAIC-GM para o mercado chinês: a arquitetura Xiaoyao para veículos de nova energia, a tecnologia Zhenlong de extensão de autonomia e agora a condução inteligente com o Momenta R6.

O modelo rompe com a lógica de “caixa-preta” fornecida por terceiros, ao adotar desenvolvimento conjunto com engenharia local da PATAC e inovação algorítmica da Momenta. O objetivo é criar sistemas de condução adaptados às estradas e aos hábitos de direção na China.

Fonte: news.qq.com