A Didi Chuxing, dona da 99, lançou seu serviço Robotaxi sob demanda em Xangai, na China. Após o cadastro pelo app da Didi e passar por uma verificação, os passageiros podem chamar um táxi autônomo para fazer uma viagem de teste gratuita dentro de uma área designada de tráfego aberto em Xangai. A atual estrada de tráfego aberto da Didi em Xangai abrange áreas principais, como o Centro de Exposições de Automóveis, áreas de negócios, estações de metrô e hoteis.
A Didi também fundou o primeiro centro de controle de segurança autônomo da China, que pode monitorar veículos e condições da estrada em tempo real e fornecer instruções quando os veículos enfrentarem situações complexas. A prática do centro o preparará para resolver problemas relacionados à assistência remota de operações de direção autônoma no futuro. Além disso, monitores são equipados dentro dos carros, pelos quais passageiros e agentes de segurança podem acompanhar todo o processo de direção.
Na China, a tecnologia de direção autônoma e veículos inteligentes foi incluída no planejamento da estratégia nacional de desenvolvimento. Em fevereiro deste ano, 11 ministérios e comissões chinesas publicaram, em conjunto, um documento para propor uma estratégia de fortalecimento do desenvolvimento de veículos inteligentes.
De acordo com a Sina News, um relatório sobre o “Relatório de Testes de Estrada para Veículos Autônomos de Pequim (2019)”, lançado em março deste ano, revelou as 13 empresas que realizaram testes de estrada em Pequim no ano passado, incluindo a Didi, Baidu, Meituan, Toyota, Tencent, NIO, Audi, Daimler AG, Pony.ai, entre outras.
A Didi estabeleceu uma equipe de P&D de direção autônoma em 2016 e, atualmente, possui uma equipe de quase 400 pessoas na China e nos EUA. A Didi obteve qualificações para testes de estrada em Pequim, Xangai, Suzhou, Califórnia. Xing Meng, COO da Didi Chuxing, disse que “até 2030, a Didi Chuxing terá 1 milhão de carros sem motorista totalmente automáticos”.
Leia também: Didi, dona da 99, lança oficialmente serviços de frete em 10 cidades chinesas
Fonte: Sina News
Fonte da foto: Sina.com.cn; Didi’s weibo