Cada vez mais robôs de serviço estão aparecendo nos lobbies dos hotéis chineses, à medida que os locais de hospitalidade do país buscam cortar custos e a disseminação do Covid-19.
“Temos dois robôs para este hotel de 200 quartos”, disse o gerente de um dos hotéis do Grupo Huazhu no centro de Xangai à mídia local.
“Eles fazem mais de 70 tarefas por dia, o equivalente a 10 horas de trabalho, somente no mês passado finalizaram num total de mais de 4.400 tarefas”.
A maioria dos hotéis do grupo utiliza robôs e serviços sem contato.
Um robô pode fazer o trabalho de dois funcionários, de acordo com Ma Huan, diretora do BTG Homeinns Hotels Group’s intelligent Hotel and innovation project.
Uma queda nos preços dos robôs também tornou os operadores hoteleiros mais abertos a usá-los.
Recentemente, o preço médio por robô caiu de 100.000 yuans (US$ 14.325) para 20.000 yuans (US$ 2.865), Ma acrescentou, observando que com custos de manutenção de cinco anos de 10.000 yuans, dois robôs custam 60.000 yuans a cada cinco anos, contra 750.000 yuans para três funcionários fazendo o mesmo trabalho
Por causa dos controles Covid-19, os serviços sem contato estão se tornando convencionais para hotéis, tornando os robôs de entrega mais populares, disse Sun Jian, gerente-geral da BTG Homeinns Hotels.
“Antes a taxa de uso de robôs de auto-check-in de serviço era de cerca de 15% ou menos, mas agora chegou a 50%, mostrando que a epidemia levou os hóspedes a aceitarem serviços sem contato”, observou Sun.
Outra vantagem dos robôs de serviço é que os operadores hoteleiros podem coletar dados precisos, tais como as preferências e hábitos dos hóspedes, para melhorar ainda mais seus serviços.
“Muitos hotéis trabalham com fabricantes de robôs no início da produção, compartilhando com eles o projeto preliminar para implantar informações no cartão de memória dos robôs durante a fase de fabricação, para que eles possam começar a trabalhar imediatamente após o desligamento da linha de produção”, disse Ma.
Fonte: Yicai