Tecnologia

Robôs humanoides são destaque em Feira Internacional de Tecnologia de Xangai

Feira Internacional de Tecnologia
Fonte da imagem: Ren Chao/ Xinhua

Um robô humanoide entrou andando e caminhou pelos corredores do Centro de Exposições Mundial, na 10ª Feira Internacional de Tecnologia da China, em Xangai, em 12 de junho. O robô foi desenvolvido por mais de cinco anos e fez sua primeira aparição nesta edição da Feira, e será oficialmente lançado no mercado para cenários específicos em breve.

No evento deste ano, 28 empresas e instituições apresentaram novos produtos e tecnologias, sendo 11 deles expostos pela primeira vez global ou nacionalmente. Desde robôs humanoides até drones subaquáticos, além de tecnologias inovadoras relacionadas à saúde humana, cada vez mais tecnologias chinesas estão aproveitando a feira considerada um indicador do comércio de tecnologia para alcançar avanços na pesquisa e desenvolvimento e na aplicação prática.

A empresa chinesa Feiyun Shanghai já recebeu dezenas de pedidos, segundo o Zhang Yongwen, CEO da companhia. O robô humanoide da empresa fez sua primeira aparição no evento deste ano e foi desenvolvido para principalmente para companhia doméstica, cuidados para idosos, educação, orientação de exposições, entre outros cenários. Ele será oficialmente lançado em agosto deste ano.
Zhang Yongwen acredita que a tecnologia da China no campo da inteligência artificial está no primeiro escalão global, ao lado dos Estados Unidos, e que o desafio tecnológico está nas atualizações e iterações contínuas durante o treinamento de aplicação.

Com base na aprendizagem contínua de grandes modelos de inteligência artificial, esses robôs serão rapidamente iterados em diferentes cenários de aplicação. Como os novos robôs lançados são mais leves, têm maior capacidade de bateria e custos de fabricação mais baixos do que antes, isso tornará os robôs humanoides mais seguros e mais fáceis de popularizar no mercado, impulsionando a velocidade de aprendizado interativo.

Além dos robôs humanoides, a “economia de baixa altitude”, que foi mencionada pela primeira vez no relatório de trabalho do governo chinês deste ano, também tem apresentado crescimento significativo país. Várias aeronaves de baixa altitude de diferentes empresas foram distribuídas nas principais áreas da exposição. Com o rápido desenvolvimento dos drones civis na China nos últimos anos, mais empresas entraram na corrida de baixa altitude, e o ecossistema industrial e o ambiente de mercado se tornaram mais maduros.

A DG Intelligence, que fabrica drones, lançou carros não tripulados, robôs subaquáticos, formando um layout de produtos integrado por mar, terra e ar, e estendendo-se de hardware para sistemas de rede inteligentes, fornecendo mais serviços tecnológicos para a indústria.

A intenção de muitos fabricantes de robôs humanoides e drones chineses é conseguir alcançar o mercado, no entanto, devido a disputas comerciais em alguns setores algumas tecnologias de fabricação chinesas não são facilmente exportadas, suas exportações de produtos limitadas. Neste contexto, o Centro Internacional de Negociação da Bolsa de Tecnologia de Xangai fez sua primeira exposição independente na Feira este ano e planeja ajudar a impulsionar a tecnologia chinesa a ir para o exterior.

Fonte: yicai.com
Imagem principal: Ren Chao/ Xinhua