Recentemente, o robô subaquático autônomo “Exploration 4500”, desenvolvido pelo Instituto Shenyang de Automação da Academia Chinesa de Ciências, concluiu com sucesso a missão de investigação científica na área coberta de gelo marinho de alta latitude ártica, no seu 12° Expedição Científica da China no Ártico. As informações são do jornal chinês Diário do Povo.
Essa também é a primeira vez que se usa robôs subaquáticos autônomos para realizar aplicações de pesquisa científica próximas ao fundo do mar ártico.
Fonte: IT Home; imagem mostra o Exploration 4500
O “Sistema AUV de detecção hidrotérmica em alto mar”, também chamado de “Exploration 4500”, é o primeiro robô subaquático autônomo de pesquisa científica em alto mar da China, com apoio do Projeto Piloto Marinho da Academia Chinesa de Ciências.
O robô foi projetado para medição de microtopografia e geomorfologia, fotografia óptica no fundo do mar e detecção de anomalias na água, tudo para atender às necessidades de detecção precisa em áreas de atividade hidrotermal de alto mar e áreas de nascentes frias.
Fonte: IT Home