Economia

Retomada de viagens em grupo por chineses reaquece indústria de turismo global

Turismo Global

Com a flexibilização das regras de controle à Covid 19 na China, a indústria global de turismo espera um impulso, já que o país é um dos maiores mercados de turismo de saída do mundo, e retomou as excursões em grupo na segunda-feira (6).

A partir de segunda-feira, a China retomou as viagens de grupo para 20 países, incluindo Tailândia, Maldivas, Emirados Árabes Unidos, Rússia e Nova Zelândia.

A permissão para viagens internacionais sem a necessidade de cumprir rígidos períodos de quarentena, desencadeou um frenesi de planejamento de viagem e viu um pico de busca on-line de destinos no exterior, sendo a Tailândia a mais popular.

Turismo Global
Cheng Chaogong, pesquisador chefe de um instituto de pesquisa de turismo afiliado à agência de viagens online Tongcheng-eLong, disse que os países com políticas de entrada amigável em relação à China são os destinos preferidos. Entre eles, os países do sudeste asiático estão no topo da lista, também devido ao clima aconchegante que eles oferecem durante esta época do ano.

De acordo com Nonglux Yooyendee, diretor da Autoridade de Turismo do Escritório de Shanghai da Tailândia, 11 milhões de turistas chineses visitaram a Tailândia em 2019, o que corresponde a um quarto do mercado de entrada da Tailândia. Estima-se que de 5 a 6 milhões de turistas chineses visitarão a Tailândia este ano. Desde janeiro, a Tailândia já recebeu cerca de 90.000 turistas chineses.

Dai Bin, presidente da Academia de Turismo da China, disse que a retomada das viagens em grupo enfatizou o senso de responsabilidade e o compromisso da China em permanecer aberta. “(Mostra que) estamos prontos para compartilhar oportunidades e dividendos de desenvolvimento com outros países”, observou Dai.

A empresa de turismo, Shanghai Jinjiang Tours Co., Ltd. escolheu os Emirados Árabes Unidos como destino para sua primeira viagem de grupo ao exterior.

Liu Ning, presidente da Shanghai Jinjiang Tours Co., Ltd., disse que o Oriente Médio é um mercado turístico promissor, já que a Copa do Mundo do Qatar havia chamado muita atenção para a região, enquanto a cooperação econômica entre a China e o Oriente Médio está se aprofundando.

O retorno em massa dos viajantes chineses está aumentando a confiança na recuperação econômica dos países que dependem fortemente do turismo.

A paixão reencontrada por viajar ao exterior durante o feriado prolongado do Festival da Primavera, por exemplo, já demonstrou a vitalidade crescente da economia chinesa e proporcionou otimismo para um mundo que procura remediar uma retração econômica.

De acordo com Tongcheng-eLong, as passagens aéreas de saída e as reservas de hotel cresceram 258 por cento e 177 por cento ano a ano, respectivamente, durante as férias de uma semana.

Uma pesquisa da qyer.com mostra que mais de 90% dos entrevistados planejam viajar para o exterior dentro de um ano, com cerca de um trimestre agendando uma viagem dentro de seis meses.

Turismo Global
A retomada das viagens de grupo ao exterior na China é de grande importância para o turismo tailandês, e os governos e empresas privadas em ambos os países têm demonstrado atitudes positivas a este respeito.

Empresas de viagem que atendem aos turistas na Tailândia estão lançando produtos relevantes para atender às preferências dos turistas chineses, observou Nonglux Yooyendee.

Zhou Weihong, gerente geral adjunto da Spring Tour Travel Agency, disse que vários fatores ainda estão restringindo a recuperação do mercado de viagens ao exterior, incluindo a escassez de voos internacionais e o alto custo das excursões de grupo, infligidas por tarifas exorbitantes, e taxas de hotel e recepção.

As empresas de turismo estão, portanto, considerando produtos mais diversificados, em pequena escala e personalizados para atrair turistas com nichos de mercado e uma melhor experiência de serviço.

“Esperamos também que os destinos no exterior estejam prontos para abraçar o fluxo de turistas chineses, em termos de cadeia de fornecimento, recursos terrestres, entrega de voos, pessoal e assim por diante”, disse Dai.

Fonte: MOFCOM.GOV