A renda per capita disponível dos residentes em seis cidades chinesas excedeu 70.000 yuans (US$ 10.270) no ano passado. Guangzhou, no sul do país, assim como Suzhou e Hangzhou na costa leste, entraram na lista pela primeira vez, informou à Yicai Global com as estatísticas divulgadas pelos governos locais.
Xangai ficou em primeiro lugar entre os seis membros do clube de elite com renda disponível per capita de 79.610 yuans, seguido por Pequim e Shenzhen. Guangzhou, Suzhou e Hangzhou tornaram-se os novos membros com 71.357 yuans, 70.819 yuans e 70.281 yuans, respectivamente.
Os empregos de alta renda foram uma das principais razões pelas quais as cidades de primeira linha encabeçaram a lista por renda disponível per capita, observou Yicai Global.
Três indústrias com as maiores rendas nos últimos anos, a saber: transmissão de informações, software e serviços de tecnologia da informação; finanças; e pesquisa científica e serviços técnicos; estavam concentradas nessas cidades.
As quatro primeiras cidades da China são Pequim, Xangai, Guangzhou e Shenzhen.
Por produção econômica, Suzhou ficou em sexto lugar no continente chinês no ano passado. A concentração de empresas de alta e nova tecnologia e o aumento dos gastos em pesquisa e desenvolvimento proporcionam uma boa base para o aumento da renda dos residentes na cidade da província de Jiangsu.
Hangzhou, por sua vez, é a sede da gigante da internet Alibaba Group Holding e sede de muitas empresas de internet com amplos empregos de alta renda. Zhejiang, da qual Hangzhou é a capital, é uma das províncias mais desenvolvidas da China, com uma renda per capita mais alta.
Outras quatro cidades entre as 10 primeiras por renda disponível no ano passado: Nanjing, a capital de Jiangsu; Ningbo, um dos principais centros econômicos de Zhejiang; Xiamen, uma cidade portuária na província de Fujian, e Wuxi, outra cidade em Jiangsu. Wuxi ficou em 10º lugar, com renda per capita de 65.823 yuans.
Fonte: STCN