Matéria publicada originalmente no dia 04 de agosto de 2022
O Alibaba Group Holding Ltd (9988.HK), apresentou nesta quinta-feira (4), resultados financeiros melhores que o esperado no primeiro trimestre. A receita total da empresa foi de 205,56 bilhões de yuans (US$30,4 bilhões), 1% a menos em relação ao mesmo período do ano passado.
Seu lucro líquido atribuível aos acionistas ordinários foi de 22,74 bilhões de yuans para o trimestre encerrado em 30 de junho, um decréscimo de 49,63% em uma base anual. O lucro líquido não-GAAP (princípios contábeis geralmente aceitos) alcançou 30,25 bilhões de yuans, um decréscimo de 30% em relação ao ano anterior.
Daniel Zhang Yong, presidente e chefe executivo da Alibaba, disse que os volumes brutos de mercadorias (GMVs), uma medida das transações de mercadorias nas plataformas Taobao e Tmall experimentaram um “declínio percentual de meio dígito único em relação ao ano anterior”.
Ainda assim, segundo Zhang, a empresa “viu sinais de recuperação desde junho, uma vez que a situação da logística e da cadeia de abastecimento melhorou gradualmente depois que as restrições da Covid foram aliviadas”.
Em uma nota de pesquisa na quinta-feira, os analistas da Morgan Stanley disseram que “os resultados mostram o potencial da Alibaba para impulsionar a eficiência da empresa, que foi subestimada”.
O Produto Interno Bruto cresceu apenas 0,4% no segundo trimestre deste ano, o pior desempenho desde o primeiro trimestre de 2020, quando a economia da China encolheu 6,8%, já que o coronavírus fechou grandes extensões do país. Em junho deste ano, as vendas totais no varejo subiram apenas 3,1% em relação ao ano anterior.
Durante o trimestre de junho, as vendas no comércio da Alibaba na China totalizaram 141,94 bilhões de yuans, uma ligeira queda em relação ao ano anterior, contribuindo com 69% da receita trimestral total. As principais cidades chinesas, incluindo Xangai e Shenzhen, experimentaram vários níveis de lockdowns, o que gerou impacto no varejo doméstico.
O comércio internacional aumentou 2% para 15,45 bilhões de yuans, representando 7% da receita total.
A receita da administração do cliente, que rastreia quanto dinheiro os comerciantes fornecem à Alibaba para colocações e promoções, caiu 10% para 80,4 bilhões de yuans.
A empresa já enfrentou um crescimento lento da receita no ano passado, devido ao enfraquecimento da economia e a uma concorrência mais forte de rivais como Pinduoduo (PDD.O) e ByteDance.
Os serviços ao consumidor local – que incluem serviços baseados em localização, como a plataforma de entrega sob demanda e serviço de viagens on-line, aumentaram 5% para 10,63 bilhões de yuans.
A receita dos serviços em nuvem, excluindo as vendas para outras empresas Alibaba, aumentou 10% para 17,69 bilhões de yuan, o crescimento mais rápido entre todos os segmentos comerciais da empresa, contribuindo com 9% da receita total.
Ainda assim, o aumento marcou uma desaceleração em relação ao crescimento de 20% observado no trimestre de dezembro e de 12% no trimestre de março. Isto foi “um resultado de múltiplos fatores, incluindo a desaceleração das atividades macroeconômicas, declínio na receita dos principais clientes de internet, abrandamento da demanda dos clientes de internet da China, e um atraso em partes de nossos projetos de nuvens híbridas devido ao impacto da Covid”, disse Zhang.
Fonte: The Paper