Um levantamento feito pela consultoria especializada em mercado chinês, Daxue Consulting, mostra que o mercado pet da China tem se desenvolvido muito rapidamente, com uma receita aproximada de US$71, 2 bilhões em 2022.
De acordo com a Daxue Consulting, o número de animais de estimação nas casas chinesas aumentou 53% de 2016 a 2020, passando de 130 milhões para 200 milhões de animais.
Os cães são os animais de estimação favoritos dos donos chineses (58,2%), imediatamente seguidos pelos gatos (42%), segundo dados compilados pela Daxue Consulting com a iiMedia.
Segundo a consultoria, um dos fatores para o crescimento do mercado nos últimos cinco anos é o aumento da renda da população chinesa.
Além disso, a movimentação econômica gerada por pessoas solteiras, que preferem comprar uma casa e um animal doméstico a casar e ter filhos, também impulsionou o mercado pet no país.
Outro fator para o crescimento é a economia impulsionada por pessoas com mais de 65 anos. A maior parte dos idosos chineses compra ou adota animais para ter companhia.
Mercado pet chinês
O mercado pet inclui, além de animais de estimação, brinquedos e itens para pets, canis e alimentos. O mercado de alimentos, chegou a obter receita de aproximadamente US$ 24,7 bilhões.
Conforme a Daxue Consulting, de acordo com dados da China Feed Industry Association, em 2021 a produção de alimentos para animais de estimação da China atingiu 1,13 milhão de toneladas, com um aumento ano a ano de 17,3%.
A ração para cães é a mais vendida na China, com uma participação de mercado de 53%.