Tecnologia

Província chinesa de Guizhou soma 50 data centers e triplica capacidade para IA

Capacidade chinesa IA
Imagem: Liu Xu/ Xinhua

A província de Guizhou, no sudoeste da China, alcançou 150 EFLOPS de poder computacional em 2025, quase três vezes o volume de 2024. EFLOPS, corresponde a escala que mede o número de cálculos por segundo de supercomputadores usados em inteligência artificial (IA) e análise de dados. O dado foi divulgado na conferência provincial de trabalho de dados de 2026, realizada na terça-feira. Mais de 90% da capacidade veio de sistemas inteligentes.

Guizhou é um dos principais centros de infraestrutura digital da China. Segundo dados oficiais, 50 centros de dados foram concluídos ou estão em construção na província. Além disso, Guizhou abriga um nó da rede computacional nacional, estrutura que interliga centros de supercomputação do país para distribuir tarefas de processamento. Esse nó já atraiu 48 provedores de serviços que usam a capacidade local para treinar modelos de IA, processar grandes bases de dados e executar aplicações corporativas.

Os investimentos fixos em instalações ligadas à computação somaram 22 bilhões de yuans (aproximadamente US$3,14 bilhões) em 2025. Para 2026, o governo local projeta elevar o poder computacional para 190 EFLOPS e ampliar a infraestrutura com novos centros de dados focados em eficiência energética.

Fonte: Xinhua