Tecnologia Economia

Produção industrial de alta tecnologia da China tem alta anual de 9,6%

Indústria de tecnologia da China

Matéria publicada originalmente no dia 21 de julho de 2022

A produção industrial de alta tecnologia da China subiu 9,6% na comparação com igual período do ano anterior, sendo maior do que o valor agregado de manufatura de 6,8 pontos percentuais, segundo dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país. A indústria de alta tecnologia não só mostra uma forte resistência ao desenvolvimento, mas também se torna um motor importante para o desenvolvimento de alta qualidade da fabricação.

No segundo trimestre, o valor agregado da indústria de alta tecnologia da China cresceu 5,7% em relação ao ano anterior. A taxa de crescimento é superior a toda a escala acima da indústria de 5,0 pontos percentuais. Já baterias de íon lítio, componentes eletrônicos, circuitos integrados e outras pequenas indústrias de valor agregado a taxa de crescimento estão acima de 20%. A produção de silício monocristalino, policristalino e células fotovoltaicas aumentou 61,3%, 50,6% e 30,4% no segundo trimestre, respectivamente, 37,3, 13,0 e 6,1 pontos percentuais mais rápido em comparação com o trimestre anterior.

De janeiro a julho deste ano, o investimento na indústria de alta tecnologia cresceu 23,8% em relação ao ano anterior, a uma taxa superior ao investimento em ativos fixos de 17,7 pontos percentuais, tornando-se uma força motriz importante para a transformação e atualização da estrutura econômica. O investimento na fabricação de equipamentos eletrônicos e de comunicações aumentou 28,8%, o investimento na fabricação de aparelhos e instrumentos médicos aumentou 28,0% e o investimento na fabricação de computadores e equipamentos de escritório aumentou 20,2%.

Através da organização para implementar o projeto-piloto de construção do ecossistema da cadeia de suprimentos da indústria, acelerar o novo tipo de exibição, computação avançada, fotovoltaica inteligente, internet do veículo, novos materiais e outros desenvolvimentos industriais emergentes, efetivamente levou um grande número de clusters industriais de fabricação para high-end, inteligente, levando o efeito de demonstração mais proeminente. Até o momento, 25 clusters industriais, principalmente cultivados em Shenzhen, Guangzhou, Xangai, Chengdu, Nanjing, Qingdao e Hangzhou, se destacaram na competição de clusters de fabricação avançada, organizada pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT, sigla em inglês) do governo chinês.

Fonte: Diário do Povo