Os portos de Shandong, na China, movimentaram mais de 950 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre de 2025, alta de 4% em relação ao mesmo período de 2024. O volume de contêineres chegou a quase 24 milhões de TEUs, aumento de 7,9%. Entre os novos corredores logísticos internacionais, destaca-se o trajeto “Brasil–Qingdao–Holanda”. Em agosto, o navio OKIANA trouxe celulose importada ao Porto de Qingdao e retornou com contêineres de mercadorias brasileiras para a Holanda, conectando diretamente o Brasil à rede portuária chinesa.
Os portos de Shandong operam mais de 360 rotas marítimas, conectando-se a mais de 700 portos em 180 países. Eles fortalecem seis corredores internacionais, incluindo China–África, China–ASEAN e China–Ásia Central, e oferecem serviços integrados de porto, logística, finanças e comércio internacional.
Além da expansão internacional, os portos investem em inovação. O Porto de Weifang inaugurou a primeira estação nacional de hidrogênio verde, tornando o transporte interno mais sustentável e reduzindo custos de energia em cerca de RMB 1,65 milhão por ano. Sistemas automatizados, como o A-TOS, e plataformas digitais de inteligência artificial aceleram a eficiência operacional e o gerenciamento de cargas.
Novos corredores ferroviários e marítimos interligam regiões da China, ampliando a capacidade logística e consolidando os portos de Shandong como hubs globais estratégicos para o comércio exterior, inclusive com o Brasil.
Fonte: chinanews.com.cn
Adicionar Comentário