Economia

Atividade PMI industrial da China mostra que a economia mantém recuperação

economia mantém recuperação

Matéria publicada originalmente no dia 01 de setembro de 2022

O índice de gerentes de compras (PMI) para o setor de manufatura da China chegou a 49,4 em agosto, contra 49 em julho, segundo dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), divulgados na quarta-feira (31).

Zhao Qinghe, estaticista sênior do DNE, disse que a maioria dos setores de manufatura relatou uma melhoria no clima de negócios à medida que o PMI cresceu em 12 das 21 indústrias pesquisadas. “Apesar dos impactos da COVID-19 e das ondas de calor, a economia chinesa continuou sua recuperação”, disse.
Algumas das principais indústrias continuaram se expandindo. O índice de produção de bens de consumo subiu de 51,4 em julho para 52,3 este mês, e o dos setores de equipamentos e fabricação de alta tecnologia ficou em 50,9 e 50,6, respectivamente.

Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo reflete a contração.
“A economia ainda está se recuperando lentamente de um surto generalizado de COVID-19 no primeiro semestre do ano. No entanto, os surtos locais e a onda de calor punitiva interromperam a tendência e criaram novas pressões descendentes, representando uma ameaça à recuperação”, disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.

Enquanto a produção da fábrica se expandiu em agosto, os ganhos foram marginais, refletindo a demanda reduzida devido à morosidade do setor imobiliário, restrições de controle da COVID-19 e racionamento de energia nas regiões do sudoeste devido ao calor extremo e à seca.
A demanda permaneceu estável, com subíndices de novos pedidos e novos pedidos de exportação retornando à contração após dois meses de expansão.

Os fabricantes cortaram postos de trabalho pelo quinto mês consecutivo para reduzir custos, aumentando as preocupações com o fraco mercado de trabalho, que pesa muito no consumo e na confiança dos consumidores. Eles também cortaram nas compras de materiais devido ao menor número de novos pedidos.

Um ponto brilhante foi uma queda modesta nos preços de insumos, pondo fim a 26 meses de aumentos que apertaram acentuadamente as margens de lucro.

A economia da China escapou por pouco da contração no último trimestre devido a bloqueios generalizados da COVID-19. Segundo economistas, sua recuperação nascente corre o risco de esfriar em meio a novos surtos de vírus e a uma profunda crise no setor imobiliário.

economia mantém recuperaçãoNa semana passada, o gabinete do país lançou um pacote de novas medidas de estímulo econômico, incluindo bilhões de dólares de financiamento político, para levantar a economia vacilante.
O banco central também cortou três taxas de empréstimo chave em agosto, numa tentativa de reduzir os custos de financiamento para empresas e indivíduos.

Mas, enquanto o país mantiver suas rígidas políticas de COVID, muitos analistas esperam que o crescimento permaneça moderado e tenham reduzido as previsões de crescimento para este ano e o próximo.

Setor não-manufatureiro

O índice de gerentes de compras (PMI) para o setor não-manufatureiro da China chegou a 52,6 em agosto, contra 53,8 em julho, disse o DNE.
O setor da construção manteve uma expansão relativamente rápida. Em agosto, o índice de atividade empresarial na construção foi de 56, 5%, abaixo de 2,7 pontos percentuais no mês anterior, permanecendo no intervalo mais favorável. A atividade produtiva na construção continuou a expandir.

Do ponto de vista setorial, o índice de atividade empresarial da construção civil é de 57, 1%, o índice de novas encomendas e o índice de expectativa de atividade empresarial sobem para 55, 5% e 64,1%, respectivamente, indicando que a construção de projetos de infraestrutura mantém um processo construtivo relativamente rápido, a procura do mercado continua a recuperar e as expectativas das empresas para o desenvolvimento recente são favoráveis.

Os dados sobre o funcionamento da economia nacional em julho mostram que a economia continua a recuperar o ritmo de desenvolvimento, mas a base da recuperação ainda precisa ser consolidada. A reunião permanente do conselho de estado realizada em 24 de agosto deixou claro que, ao implementar bem o pacote de políticas de estabilização econômica, ao mesmo tempo, implementar mais 19 políticas sucessivas para formar um efeito de combinação, promover a estabilização econômica para o bem, manter o funcionamento em uma faixa razoável e tentar obter os melhores resultados.

“Em geral, enfrentando o impacto de fatores adversos como surtos e altas temperaturas, as regiões e departamentos implementaram cuidadosamente a implantação de decisões do comitê central do partido e do conselho de estado, as empresas responderam ativamente e nossa economia manteve a postura de desenvolvimento restaurado”, disse Zhao.

Fonte: China Daily