Empreendedorismo

PMI da indústria manufatureira da China registra 51,2 em março, segundo a Caixin

PMI da China
Fonte da imagem: Guo Xulei/ Xinhua

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor manufatureiro da China atingiu 51,2, alta de 0,4 ponto percentual em relação a fevereiro. Esse foi o maior nível desde dezembro de 2024, indicando expansão na produção e nas operações do setor, segundo dados divulgados pela Caixin.

O PMI manufatureiro do Departamento Nacional de Estatísticas também subiu, alcançando 50,5 em março, um aumento de 0,3 ponto percentual. Pelo segundo mês consecutivo, o índice permaneceu na faixa de expansão e atingiu o maior nível em um ano.

Os dados do PMI da indústria manufatureira da Caixin mostram que oferta e demanda do setor continuaram em expansão. O índice de produção atingiu o nível mais alto dos últimos quatro meses. Já o índice de novos pedidos recuou levemente, mas permaneceu acima do ponto crítico. Além disso, entre as categorias analisadas, os novos pedidos de bens de consumo apresentaram crescimento mais expressivo, enquanto os bens intermediários e de investimento registraram alta moderada.

As exportações avançaram em um ritmo mais acelerado. O índice de novos pedidos de exportação atingiu o maior nível desde maio de 2024. Empresas do setor atribuíram esse crescimento à recuperação da demanda internacional e à ampliação da base de clientes.

Preços de fábrica caem pelo quarto mês seguido

Os preços de fábrica seguiram em queda pelo quarto mês consecutivo, pressionados por descontos oferecidos por fornecedores e pela contração do índice de preços de compra de matérias-primas, que caiu pela primeira vez em seis meses. Empresas do setor relataram que a concorrência intensificada também impactou os preços de venda no primeiro trimestre de 2025.

Apesar da expectativa de que novos produtos e ações promocionais impulsionem vendas e produção nos próximos 12 meses, o nível de otimismo registrado em março ficou abaixo da média de longo prazo.

No mercado de trabalho, o índice de emprego avançou para a faixa de expansão pela primeira vez desde setembro de 2023.

Fonte: Caixin.com