O início do descarte de água radioativa de Fukushima, no Japão, no oceano, em 24 de agosto, levou a uma corrida pela compra de sal e produtos do mar em várias regiões e em plataformas de e-commerce. Segundo informações do Interface News, já no dia 22, as vendas de sal para consumo na plataforma chinesa JD.com aumentaram substancialmente, chegando a esgotar alguns estoques de sal.
No dia 23, as vendas de sal aumentaram mais de 10 vezes em relação ao dia anterior, e das 0h às 11h do dia 24 de agosto, as pesquisas pela palavra-chave “sal” no supermercado JD.com cresceceram 377% em relação ao dia anterior, e o volume de transações de sal para consumo aumentou 498%. As vendas de produtos do mar no JD.com subiram 150% ano a ano no dia 24, com um aumento de 63% em três dias.
Na plataforma TikTok, lojas como a flagship store da Dongfang Seawater Salt e a flagship store da Zhongyan Condiments tornaram-se extremamente populares. O sal refinado de Dongfang Seawater Salt, vendido por 9,9 yuans por sete pacotes, agora registra mais de 6,73 milhões de pedidos, enquanto a flagship store da Zhongyan vendeu 163.000 unidades de sal sem iodo.
Na opinião de Cui Lili, diretora executiva do Instituto de E-Commerce da Universidade de Finanças e Economia de Xangai, a corrida para comprar sal causada pelo descarte de água radioativa do Japão é um fenômeno de consumo irracional. Considerando as fontes atuais de sal na China, o sal marinho representa uma pequena porção, então a possibilidade de sal contaminado entrar no mercado e afetar a saúde pública é pequena.
Os consumidores ainda precisam ter consciência científica sobre a prevenção da poluição nuclear. Os impactos ambientais e mutações em flora e fauna devido ao descarte ainda precisam ser observados, e podem persistir a longo prazo. Estocar alimentos relacionados a curto prazo não é benéfico e pode causar flutuações no mercado, impactando o desenvolvimento da indústria.
Diante do aumento da demanda, várias plataformas afirmaram que estão se preparando para restabelecer seus estoques e pediram aos consumidores que comprem de maneira racional, evitando estocagem excessiva.
Fonte: STCN
Imagem principal: Sun Fanyue/Xinhua