A empresa chinesa Pinduoduo Inc. lançou na última quinta-feira (1) a versão beta da Temu, uma plataforma de comércio eletrônico internacional dirigida ao mercado americano, o primeiro destino da empresa no exterior.
Semelhante à Shein, a empresa chinesa de comércio eletrônico à moda ultramarina, a Temu se orgulha dos preços competitivos. Ela apresenta produtos em 14 categorias, incluindo vestuário, acessórios, materiais para animais de estimação e produtos de beleza, e oferece um desconto de 20% a compradores de primeira viagem e frete gratuito para pedidos de US$ 49 ou mais.
O site da Temu e as contas de mídia social não mencionam seus links para Pinduoduo. Entretanto, seus códigos de página contêm referências a “Pinduoduo”, “PDD” – o símbolo de estoque do Pinduoduo – e “Xunmeng”, o nome da principal entidade chinesa do Pinduoduo. Executivos da Pinduoduo disseram que a Temu é operada pela Pinduoduo.
De acordo com o website da Temu, seus negócios nos EUA são operados pela Whaleco Inc., uma empresa sediada em Delaware. Uma empresa sediada em Singapura, a Elementary Innovation Pte., administra seus negócios fora dos Estados Unidos. A Elementary Innovation lista Zheng Zhenwei, membro fundador e vice-presidente sênior da Pinduoduo, como seu diretor.
A mudança da Pinduoduo segue empreendimentos no exterior por empresas chinesas, incluindo o aplicativo de vídeo curto da ByteDance, TikTok, e da Shein, que ganhou uma popularidade explosiva em todo o mundo com seus preços extremamente competitivos e sua rápida cadeia de fornecimento.
A versão de teste da Temu funcionará até 15 de setembro. Eventualmente, ela ajudará a Pinduoduo a expandir suas fontes de receita e se proteger contra os impactos negativos da pandemia COVID-19, disseram especialistas da indústria.
A empresa não revelou se a Temu irá se expandir para outros mercados no exterior no futuro. A Temu se concentra nos consumidores americanos que estão inclinados a comprar commodities com boa relação custo-benefício. Por exemplo, a maioria dos acessórios e necessidades diárias tem um preço inferior a US$ 10.
Para atrair os comerciantes, a Temu está oferecendo uma série de políticas preferenciais como isenção de taxas de registro e comissões no estágio inicial.
Pinduoduo será responsável por problemas de não qualidade no processo de pós-venda, mas imporá uma penalidade de cinco vezes aos comerciantes por questões de qualidade, de acordo com relatórios locais. A Temu ainda está na fase de atualização de sua lista de produtos e muitos vendedores estão aguardando que suas aplicações sejam revistas, dizem os relatórios.
Seguindo o movimento de outras empresas
A expansão da Pinduoduo relatada nos EUA segue os movimentos de outras empresas chinesas de comércio eletrônico para internacionalizar seus negócios. O Grupo Lazada, da Alibaba, sediado no sudeste asiático, está se preparando para fazer sua entrada na Europa. O braço logístico da JD.com está preparado para lançar seu primeiro armazém automatizado nos EUA. Shein, uma empresa chinesa de moda rápida, ultrapassou recentemente a Amazon como o aplicativo de compras mais baixado nos EUA, de acordo com análise da Sensor Tower.
Os comerciantes que se registraram na Temu são obrigados a enviar as mercadorias listadas para os armazéns da Pinduoduo em Guangzhou, capital da província de Guangdong, com antecedência, enquanto a plataforma será responsável pelas operações de comércio eletrônico, logística e vendas.
O empreendimento de Pinduoduo em Temu coincide com a tendência dos fornecedores chineses de vender seus produtos globalmente através de plataformas de comércio eletrônico transfronteiriças em meio à pandemia COVID-19.
A história da Pinduoduo
Fundada em 2015, a Pinduoduo quebrou o domínio de players do comércio eletrônico como Alibaba e JD no mercado chinês e captou a atenção tanto dos usuários quanto do mercado de capitais ao adotar um modelo de compra em grupo que incentiva os usuários a compartilhar suas compras em plataformas de mensagens para obter preços mais baratos.
Pinduoduo cresceu rapidamente em seus sete anos de história para se tornar uma das maiores empresas de comércio eletrônico da China. A empresa se concentrou nos consumidores de baixa renda, oferecendo produtos com grandes descontos. E tem se focado em trazer produtos agrícolas para sua plataforma para se diferenciar dos rivais. A empresa vale cerca de 87 bilhões de dólares.
Chen Lei, presidente e CEO da Pinduoduo, disse em uma chamada de retorno aos investidores recentemente que a empresa está explorando novas oportunidades de negócios, incluindo a entrada em mercados estrangeiros. “O negócio no exterior é uma das oportunidades que vemos onde muitos colegas do setor obtêm bons resultados, por isso acreditamos que é uma direção que vale a pena experimentar”, disse Chen.
Apesar dos desafios colocados pelo ressurgimento da COVID-19, Pinduoduo relatou uma receita melhor do que o esperado de 31,44 bilhões de yuans (US$ 4,5 bilhões) durante o segundo trimestre, um aumento de 36% em relação ao ano anterior, enquanto seu lucro líquido atribuível aos acionistas ordinários cresceu 268% em relação ao ano anterior, para 8,9 bilhões de yuans.
Os consumidores chineses estão apertando seus cintos à medida que as consequências econômicas se arrastam. Alibaba, em agosto, não conseguiu registrar crescimento de receita pela primeira vez desde sua lista de 2014. A JD.com também registrou o aumento de receita mais lento para o segundo trimestre desde que se tornou pública em 2014.
Enquanto isso, as vendas da Pinduoduo aumentaram 36% no mesmo trimestre, embora sua receita seja de apenas 15% da da Alibaba.
Temu, como Shein, destaca a moda feminina em seu website e atende a consumidores jovens ocidentais. A Temu também apresenta produtos de outras categorias em sua homepage.
Zhang Zhouping, analista sênior de atividades B2B, uma consultoria doméstica, disse que os varejistas chineses online estão acelerando os passos para expandir sua presença nos mercados estrangeiros, a fim de buscar novas fontes de receita à medida que o crescimento no setor de comércio eletrônico doméstico está desacelerando.
Espera-se que Pinduoduo enfrente intensa concorrência de players estabelecidos como a Amazon no mercado dos EUA.
Além disso, a Shein e a AliExpress, uma plataforma de comércio varejista online transfronteiriço de propriedade da Alibaba, ambas já estabelecidas nos Estados Unidos, também oferecerão forte concorrência, disse Zhang, ressaltando a importância de manter a estabilidade da cadeia de fornecimento e o cumprimento das leis e regulamentos locais.
Pinduoduo poderia enfrentar alguns desafios para quebrar o mercado dos Estados Unidos. Primeiro, precisará construir a reputação da marca em relação aos produtos da Amazon. E poderá sofrer com seus prazos de entrega relativamente longos em comparação com as entregas no mesmo dia ou no dia seguinte que a Amazon oferece através de seus serviços de assinatura prime.
Atualmente existem também algumas categorias que têm muito poucos produtos. Por exemplo, a categoria de relógios de pulso masculinos tinha apenas dois produtos listados.
No entanto, a Temu poderia competir em preço. Na quinta-feira, a Temu tinha uma oferta de 20% de desconto em todo o site. E os produtos parecem ser bastante baratos. Por exemplo, os vestidos femininos listados eram em sua maioria inferiores a US$ 20.
A Temu também poderia ter uma vantagem devido às “relações existentes com fabricantes de baixo custo na China que talvez ainda não tenham se expandido para os Estados Unidos”, disse Cooke.
Imagem principal: Pinduoduo/ Divulgação