Economia

PetroChina triplica lucro líquido; veja as três principais razões para seu crescimento

Com a forte alta dos preços do petróleo, o desempenho das três principais companhias petrolíferas da China, PetroChina, Sinopec e CNOOC, alcançou um crescimento substancial no ano passado. A PetroChina, com um lucro líquido de 92,17 bilhões de yuans, tornou-se o “rei de ouro” da indústria petrolífera chinesa no ano passado.

Nesta quinta-feira (31/03), a PetroChina anunciou os resultados operacionais do ano passado. Durante o período do relatório, a empresa teve uma receita operacional de 2,6 trilhões de yuans, um aumento anual de 35,2%, um recorde para a empresa.

O lucro total da empresa foi de 92,17 bilhões de yuans, um aumento anual de 73,16 bilhões de yuans, crescimento de 385%.

A Sinopec também teve um aumento considerável nos lucros de 115,2%, chegando a 71,97 bilhões de yuans, o mais alto em 10 anos. Beneficiando-se do aumento simultâneo das vendas e dos produtos petroquímicos, a receita de todos os segmentos de negócios da Sinopec teve um crescimento substancial.

A CNOOC não ficou de fora, a empresa teve um aumento anual de 181,7% nos lucros, um recorde na história da empresa.

Razões do crescimento

O aumento nos preços de petróleo e gás tem impulsionado o aumento geral do desempenho operacional das empresas petrolíferas. O preço médio do petróleo bruto da PetroChina em 2021 foi de US$ 65,58 por barril, um aumento anual de 62,6%.

Chai Shouping, diretor financeiro da CNPC, disse que existem três razões principais para o crescimento do desempenho da PetroChina:

Primeiro, o aumento dos preços do petróleo, a recuperação contínua e constante da economia chinesa, além da forte demanda no mercado de petróleo e gás.

A segunda é que a PetroChina implementou ações especiais para melhorar a qualidade e a eficiência, e a produção nacional de petróleo e as vendas de petróleo refinado aumentaram ano a ano.

A última é a estratégia de desenvolvimento de baixo custo da empresa, fortalecendo o controle de custos e despesas. Mesmo com aumento no custo e despesas da empresa, é ainda muito inferior ao aumento das receitas, e os quatro segmentos de negócios alcançaram a lucratividade.

 

Fonte: 21st Century Business Herald