Tecnologia

Pequim inaugura primeira rota de entrega logística com drones

Entrega logística com drones
Fonte da imagem: Mao Siqian/ Xinhua

Pequim inaugurou oficialmente a primeira rota de entrega com drones, no dia 16 de agosto, na área turística da Grande Muralha em Badaling. A implementação do “corredor aéreo” possibilitará o fornecimento de materiais como produtos para alívio do calor e suprimentos de emergência para os visitantes. Além disso, irá melhorar a experiência de visitação no local e aumentar a capacidade de resposta em situações de emergência.

O ponto de entrega da primeira rota de logística com drones de Pequim está localizado na Torre do Sul, na extensão da parte de Badaling da Grande Muralha da China. Considerando a preservação e proteção da aparência original da Grande Muralha, esta área não possui nenhuma instalação comercial, o que dificulta o reabastecimento de água potável e outros suprimentos para os visitantes. Para resolver esse problema, a área da Grande Muralha de Badaling fez uma parceria com a plataforma de entrega para abrir a primeira rota de logística com drones em Pequim, na região de Yanqing.

Mao Yinian, vice-presidente da plataforma de entregas de Meituan e responsável pelos assuntos de drones da empresa, explicou que uma rota que normalmente levaria 50 minutos a pé agora pode ser percorrida em apenas cinco minutos por um drone, entregando itens para alívio do calor e suprimentos de emergência aos visitantes. Durante o retorno, o drone também pode levar de volta o lixo gerado, economizando custos de mão de obra nas operações da Grande Muralha.

Em outubro de 2020, o distrito de Yanqing em Pequim foi aprovado como uma das primeiras áreas de teste para “equipamentos voadores não tripulados de uso civil” no país. O primeiro parque industrial de economia do espaço aéreo de baixa altitude em Pequim também foi recentemente estabelecido em Yanqing.

Nos últimos anos, a ampliação contínua de novos cenários de aplicação tem revitalizado a economia de baixa altitude do espaço aéreo. No futuro, Pequim irá fortalecer ainda mais a capacidade de inovação em drones, superar tecnologias-chave, abrir cenários de aplicação de utilização do espaço aéreo de baixa altitude e formar um cluster industrial característico que prioriza drones de nível industrial, equilibrando a economia e atividade de baixa altitude do espaço aéreo e a segurança aérea.

Fonte:news.cn