Governos provinciais da China divulgaram recentemente dados de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre. Oito das 20 províncias viram uma taxa de crescimento anual acima de 5%.
A província de Jilin liderou o grupo com uma expansão econômica de 8,2% no período, seguida por Ningxia com 7,5% e Hainan com 6,8%.
O PIB da China cresceu 4,5% ano a ano nos primeiros três meses de 2023, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas do país (NBS, na sigla em inglês). A recuperação econômica do país criou a base para seus objetivos de desenvolvimento anual, de acordo com Fu Linghui, porta-voz do NBS.
Pelo menos 20 províncias, incluindo Guangdong, Shandong e Zhejiang, publicaram seus dados econômicos do primeiro trimestre até segunda-feira (24). Quatorze delas atingiram uma taxa de crescimento superior à média nacional.
A produção econômica da província de Guangdong, que estava pouco abaixo de 3 trilhões de yuans (US$ 434 bilhões) no primeiro trimestre de 2022, agora ultrapassou essa marca. Além disso, a província de Shandong ultrapassou o limite de 2 trilhões de yuans.
Olhando para o futuro, o ímpeto de crescimento econômico da China está se fortalecendo gradualmente, com a ajuda de políticas macroeconômicas eficazes, disse Fu no início deste mês.
Ele acrescentou que a taxa de crescimento da economia no segundo trimestre deve acelerar significativamente em comparação com o primeiro trimestre devido à base de comparação baixa no mesmo período do ano passado.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: China News
Imagem principal: 安琦 王/ Adobe Stock