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O que faz a China ocupar o 2º lugar no ranking mundial de comércio de serviços?

Comércio de serviços

Matéria publicada originalmente no dia 23 de agosto de 2022

O comércio de serviços da China tem mantido um rápido ritmo de crescimento desde 2012, com uma taxa média de crescimento anual de 6,1%, cerca de 3,1 pontos percentuais maior do que a taxa de crescimento global, disse Wang Dongtang, diretor-geral do departamento de comércio de serviços e serviços comerciais do Ministério do Comércio, nesta terça-feira (23), durante uma coletiva de imprensa do Escritório de Informações do Conselho Estadual da China.

O ranking do comércio de serviços da China no mundo também subiu de terceiro para segundo. No final de 2021, a nação ficou em segundo lugar neste tipo de comércio no mundo por oito anos consecutivos.

A Feira Internacional de Comércio de Serviços da China (CIFTIS) deste ano incluirá uma cúpula mundial do comércio de serviços, exposições, fóruns, lançamentos de novos produtos e tecnologia, promoções e discussões comerciais e atividades de apoio, de acordo com o Ministério do Comércio.

Desde a sua criação, a CIFTIS tem vindo a melhorar o seu nível de especialização, orientação para o mercado e internacionalização, desempenhando um papel importante na promoção do desenvolvimento de alta qualidade do comércio de serviços do país.

O comércio de serviços, caracterizado por elementos leves e flexíveis, necessita ainda mais de um ambiente de desenvolvimento aberto, transparente, inclusivo e não discriminatório, bem como de uma maior harmonização das regras e da aproximação das políticas entre os países. Desde a sua criação, a CIFTIS incluiu uma cúpula mundial do comércio de serviços, exposições, fóruns, lançamentos de novos produtos e tecnologia, promoções e discussões comerciais e atividades de apoio.

De acordo com as estatísticas preliminares, as sucessivas feiras de comércio de vestuário realizaram mais de 1.000 eventos de todos os tipos, criando uma plataforma pública internacional para os governos, organizações internacionais, associações comerciais e empresas de todo o mundo para fortalecer a cooperação em vários níveis e canais no campo dos serviços, bem como para desenvolver o diálogo sobre regras, coordenação de políticas e intercâmbio de experiências.

Nos últimos anos, uma nova onda de revolução tecnológica e mudança industrial gerou a ascensão. A tecnologia digital penetrou amplamente em todos os elos da produção, circulação e consumo, melhorando consideravelmente a negociabilidade dos serviços. O conteúdo do comércio de serviços é continuamente enriquecido e ampliado. Tornou-se uma plataforma importante para as empresas de todos os países para mostrar e divulgar o novo formato de negócios, novos modelos e novas ideias para o desenvolvimento do comércio de serviços. Foi lançado um conjunto de novas tecnologias, aplicações, resultados e propostas nas áreas de big data, internet, inteligência artificial e metacosmo. Este ano, a feira de comércio de serviços também tem centenas de empresas e instituições para lançar resultados, para o desenvolvimento do comércio de serviços e para injetar um novo impulso e vitalidade.

O setor de serviços continua a expandir-se, desempenhando um papel importante na otimização das estruturas, na promoção do emprego e na dinamização do consumo. Ao mesmo tempo, vemos que o desenvolvimento desigual e inadequado do setor de serviços ainda é proeminente, em particular, o nível de desenvolvimento de serviços modernos de alto valor agregado, como finanças, ciência e tecnologia, ainda tem uma certa diferença em comparação com as economias desenvolvidas.

Por um lado, é necessário promover os serviços chineses “ir para o exterior” e melhorar a competitividade internacional dos serviços chineses. Por outro lado, trazer serviços estrangeiros de alta qualidade para atender às necessidades de uma vida melhor das pessoas, estimular a transformação e atualização da indústria e ajudar a construir um sistema de serviços moderno de alta qualidade, eficiente, dinâmico e competitivo.

Os dados mostram que o déficit da balança comercial de serviços da China em 2021 caiu 67% em relação a 2020, para US$ 32,75 bilhões, o valor mais baixo desde 2011.

As razões para o declínio do déficit na balança comercial de serviços são múltiplas. Em primeiro lugar, as importações e exportações de viagens diminuíram drasticamente, atingidas pela epidemia. Antes do surto, as viagens sempre foram a área número um no comércio de serviços. O déficit comercial de serviços de viagens da China em 2021 foi de 114, 68 bilhões de dólares, uma queda de 55, 8% em relação ao ano anterior ao surto em 2019, tornando-se o principal fator para atrair o declínio do déficit comercial de serviços.

O aumento das exportações tradicionais de serviços contribuiu igualmente para reduzir o défice comercial de serviços. As exportações de serviços de transporte da China mantiveram uma posição alta no ano passado. Em 2021, as exportações de serviços de transporte atingiram US$ 127,2 bilhões, o que representa um crescimento de 124,7%, impulsionando as exportações tradicionais de serviços.

Segundo Wang, as exportações de serviços emergentes também se tornaram um fator-chave na redução do défice comercial de serviços da China. Em 2021, o crescimento das exportações intensificadas em conhecimento atingiu 18%. As exportações, como serviços de informática e informação de telecomunicações, royalties de propriedade intelectual e serviços culturais e de entretenimento pessoais, ultrapassaram os 30% e muito acima do crescimento das exportações de serviços como um todo.

Fonte: China.huanqiu