Em 15 de maio, a primeira missão de exploração da China em Marte, Tianwen-1, pousou na zona de desembarque pré-estabelecida na parte sul da Planície Utopia marciana, deixando a primeira marca chinesa em Marte, dando um passo importante na jornada de exploração interestelar da China. Mais tarde, o Mars rover nomeada de “Zhu Rong” realizará imagens de 360° do local de desembarque, auto-teste afastando-se da plataforma de desembarque e, por sua vez, realizará exploração do Marte.
Informações adicionais
“Tianwen-1” é o primeiro lançamento independente do Mars rover na China, após o desembarque explorará o Marte por 90 dias marcianas, realizando simultaneamente as missões de orbitar, aterrissar e exploração, realizar esses três passos em uma só missão, é a mais complexa missão de exploração humana da história para a tecnologia de engenharia de Marte. A China também se tornou o segundo país a ir a Marte depois dos Estados Unidos.
(Localização da Planície Utopia)
Em 24 de abril de 2020, a missão de exploração planetária da China foi denominada “série Tianwen”, a primeira missão de exploração de Marte foi denominada “Tianwen-1”, e as missões planetárias subsequentes serão numerados em sequência. Tianwen-1 foi lançado com sucesso do Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, situada na província de Hainan.
O nome “Tianwen-1” deriva do longo poema de Qu Yuan “Tianwen”, que expressa a tenacidade e persistência do povo chinês na busca da verdade, reflete a herança cultural da exploração da natureza e do espaço, e implica que a busca da verdade científica é longa e a busca da inovação científica e tecnológica é interminável.
Fonte: Xinhua