De acordo com o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China na Conferência de Economia Digital Mundial de 2020, os usuários de 5G da China ultrapassaram os 80 milhões e a base para a industrialização digital se tornou mais sólida.
Dados mostram que, em 2019, a economia digital da China atingiu 35,8 trilhões de yuans (R$ 27,74 trilhões), representando 36,2% do PIB, e se tornou um importante pilar de suporte para o desenvolvimento econômico de alta qualidade.
A China Telecom e a China Unicom anunciaram, recentemente, as conquistas da construção conjunta no ano passado. Durante o ano, as duas partes construíram e ativaram mais de 300 mil estações base 5G, e a cobertura da rede 5G se expandiu para todas as cidades de nível de prefeitura e acima em todo o país.
Wang Xiaochu, presidente da China Unicom, disse que é estimado que as estações base 5G construídas pelas duas empresas, no ano passado, podem economizar mais de 60 bilhões de yuans (R$ 46,51 bilhões) em investimentos em construção, basicamente alcançando a capacidade de formar, com o menor tempo e menor investimento, uma cobertura de rede 5G.
O último relatório do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação mostra que, somente em agosto deste ano, as vendas de telefones celulares 5G representaram 60% na China, e as vendas cumulativas de telefones celulares 5G chineses, de janeiro a agosto, foram de cerca de 94 milhões de unidades, representando 46,3%.
Os telefones celulares 5G são atualmente os principais dispositivos 5G para consumidores, e também são aqueles de mais fácil acesso. Com a cobertura contínua das redes 5G e o lançamento de novos dispositivos 5G, como notebooks e tablets, o número de usuários 5G crescerá ainda mais rápido.
Leia mais: Xangai atinge maior número de estações base 5G na China
Fonte: dayoo.com