Cultura

Mulheres chinesas pós-90 consomem mais álcool do que homens

A CBNData lançou o “Relatório de Insight do Consumo de Bebidas e Álcool para Jovens 2020”, analisando as novas tendências do consumo de álcool das gerações pós-90 e pós-95. De acordo com a pesquisa, os consumidores pós-90 e pós-95 têm mostrado crescimento contínuo tanto no número de consumidores quanto no nível de consumo per capita, com o consumo per capita pós-95 tendo aumentado mais rapidamente. Curiosamente, o número de mulheres pós-90 que bebem excedeu o de homens.

Com o surgimento de novos grupos de consumidores de classe média e o desenvolvimento de canais de e-commerce, a escala de transações online de álcool e bebidas continua a aumentar, e a diversificação de categorias tornou-se uma palavra-chave no setor. O relatório mostra que, embora os chineses ainda gostem de beber “baijiu” (a cachaça chinesa), a cerveja, o vinho importado, o vinho de frutas, o vinho tinto e outras categorias estão se tornando cada vez mais populares.

De acordo com os dados, baijiu, vinho tinto e vinho importado estão entre os três primeiros nas cartas de vinhos dos jovens. Em termos de consumo de baijiu, embora as gerações mais novas ainda não consigam competir com os mais velhos, a proporção do consumo online pelos pós-90 e pós-95 nos últimos dois anos continuou a aumentar. O consumo per capita pós-90 superou o nível geral e os jovens começaram a se tornar uma nova força motriz no mercado.

Nas redes sociais, o vídeo da influenciadora Li Ziqi sobre a produção de vinho criou uma nova tendência de produção caseira de vinho de frutas. No “festival de compras 618” deste ano, a taxa de crescimento de vinho de frutas na plataforma de e-commerce Tmall foi de 120%, chegando até  mesmo a 200% no “evento de promoção 55”.

Ao mesmo tempo, a fronteira entre bebidas alcoólicas e não alcoólicas começou a se diluir. Nos últimos dois anos, a cerveja sem álcool e com pouco álcool se tornou popular entre as mulheres jovens e bebedores iniciantes.

O relatório também apontou que os jovens preferem comprar bebidas online e amam lives. Após o surto, as lives de bebidas começaram a “se recuperar”, fortemente, em março, e a proporção de espectadores pós-90 e pós-95 aumentou. Em termos de demanda, os jovens consumidores de bebidas continuam as tradições da geração mais velha, com presentes e coleções sendo as mais populares.

Fonte: The Paper