Tecnologia Economia

Model 3 e Mini EV disputam o primeiro lugar nas vendas de carros elétricos no primeiro trimestre

Seguido de 2 meses de um bom desempenho, as vendas de carros elétricos no mundo cresceram de maneira robusta em março, com um crescimento de 173% comparado ao mesmo período do ano passado, ocupando 8,3% de todos os carros vendidos no mundo. No primeiro trimestre, o valor de mercado dos carros elétricos ocupou 5,8% do total dos automóveis, superando os 4% registrados no mesmo período de 2020.

Na lista dos carros elétricos mais vendidos em março, os 5 primeiros permaneceram inalterados em relação a fevereiro, mas os 3 primeiros concentram quase 30% do total das vendas. O Tesla Model 3 atingiu quase 76 mil veículos vendidos. Já observando as vendas do primeiro semestre, Model 3 volta ao primeiro lugar com 126.716 unidades vendidas, Mini EV no segundo lugar com 96.674 unidades, a diferença de 3 mil irá fazer com que Mini EV fique para trás no placar nos próximos meses.

Em terceiro lugar está o Model Y, que permanece nesta posição vendendo 56,064 unidades, abrindo ainda mais a diferença contra Han EV da BYD, que está no quarto lugar. O mercado dos modelos de carros híbridos é dominado pela Volvo, com o primeiro lugar ocupado pelo XC60 PHEV, com XC40 PHEV na segunda posição.

Sobre as marcas dos veículos elétricos, a Tesla vendeu 108,398 unidades em março, além de atingir um novo recorde de vendas da marca, também ultrapassou a marca de 100 mil veículos vendidos em um mês. Segundo analistas, a demanda do consumidor por carros Tesla é imensa, crescendo 109% em relação ao ano passado, prevendo que a marca continuará com esse crescimento até 2022.

Os concorrentes de Tesla não ficam para trás, no primeiro semestre de 2020, a fabricante americana continha 19% do valor de mercado dos carros elétricos, mas atualmente possui apenas 16%. Principal adversário de Tesla, Wuling detém 9% do valor total do mercado. Mercedes-Benz surpreendeu a todos com o crescimento de 3% do ano passado para 5% este ano, o seu avanço no mercado deve alcançar em breve o seu adversário BMW, que atualmente se encontra em 3º lugar, enquanto Mercedes ainda está no 6º.

Tradução: Simon Wang

Fonte: Zaker; Gasgoo