Nesta quarta-feira, dia 29 de junho, o orbitador da missão espacial Tianwen-1, que está voando há 706 dias, obteve imagens de média resolução cobrindo todo o planeta Marte. Tanto o orbitador de Tianwen-1, quanto o rover de Marte completaram as missões de exploração científica estabelecidas.
A missão espacial Tianwen-1
A missão Tianwen-1 foi aprovada pelo Comitê Central do Partido em janeiro de 2016, e lançada com sucesso em 23 de julho de 2020. Após um voo espacial de 475 milhões de quilômetros por 202 dias, a sonda chegou em Marte em 10 de fevereiro de 2021, entrando em órbita ao redor do planeta vermelho.
O pouso em Marte foi realizado em 15 de maio, após uma investigação detalhada da área de pouso por 3 meses. Em 22 de maio, o rover marciano “Zhurong” pousou com sucesso na superfície de Marte, começando sua patrulha e exploração.
Em 15 de agosto de 2021, o rover Zhurong completou a missão de exploração científica estabelecida por 90 dias marcianos e continuou a implementar a missão de exploração de expansão. Ele percorreu 1.921,5 metros na superfície de Marte.
Afetado pelo clima frio e empoeirado do inverno severo na área de pouso, o rover entrou no modo de hibernação em 18 de maio, conforme projetado. Por volta de dezembro deste ano, Zhurong voltará a trabalhar no início da primavera.
Após quase dois anos de voo e exploração de Tianwen-1, as 13 cargas científicas configuradas pelo rover e orbitador obtiveram um total de cerca de 1040 Gb de dados científicos originais, submetidos à análise e interpretação de uma equipe de cientistas, e os resultados científicos relevantes foram publicados em revistas acadêmicas de renome na China e no mundo.
Parcerias espaciais
Esses dados científicos estarão abertos a cientistas de todo o mundo em um momento apropriado. Cientistas do mundo todo são bem-vindos para se inscrever ativamente em pesquisas e promover conjuntamente a causa da exploração humana no universo.
No espírito de cooperação aberta e compartilhada, a Administração Espacial Nacional promove ativamente a cooperação com as agências espaciais e comunidades científicas de vários países, como Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e a Agência Espacial Europeia (ESA).
O rover Zhurong, da China, e o orbitador “Mars Express”, da ESA, realização experimentos de comunicação de retransmissão de dados, como uma cooperação de dados científicos China-Europa em Marte.
Essas parcerias têm alcançado bons resultados, enriquecendo o conhecimento humano, e contribuindo positivamente porá a construção de uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade no campo científico
Imagens de Marte
Veja abaixo as imagens de Marte tiradas por Tianwen-1.
Fonte: IT Home