O mercado de veículos nova energia (NEV, na sigla em inglês) da China está pronto para um boom nos próximos cinco anos. A IDC prevê que as vendas de NEVs em 2020 chegarão a 1,16 milhão de unidades e continuarão a crescer rapidamente nos próximos dois anos graças ao apoio do governo.
A IDC (Internet Data Center, em inglês) espera que as vendas de NEVs atinjam 5,42 milhões de unidades até 2025, e os veículos elétricos a bateria (BEV) serão responsáveis por 90,9% das vendas de NEVs em 2025, em comparação com 80,3% em 2020.
As políticas governamentais são um dos motores significativos do crescimento do NEV nos próximos cinco anos, de acordo com o IDC. O governo tem promulgado continuamente novas políticas para apoiar a transformação da eletrificação da indústria automobilística a fim de promover a conservação de energia e a redução de emissões. Em abril, o governo emitiu um aviso estendendo o subsídio fiscal para NEVs até o final de 2022, ajudando a amenizar a redução do subsídio. O recentemente emitido “NEV Industry Development Plan (2021-2035)” determinou a rota de desenvolvimento da nova indústria automotiva de energia antes de 2035 e as metas de desenvolvimento em diferentes estágios.
O investimento dos fabricantes de automóveis também impulsionará muito o investimento da indústria. As empresas devem acelerar o lançamento de produtos NEV e continuar a otimizar e criar produtos mais competitivos nos próximos cinco anos. O layout estratégico dos principais fabricantes e marcas de ponta no mercado de veículos de energia nova também fará com que outros fabricantes sigam o exemplo, criando um efeito de ligação.
O avanço contínuo das baterias também facilitará o desenvolvimento da indústria e acelerará a popularidade dos NEVs.
As percepções dos consumidores sobre os veículos de nova energia estão mudando. Os subsídios não são mais os únicos incentivos que levam à compra de NEVs. Os clientes estão começando a levar em consideração as vantagens dos novos veículos energéticos em termos de economia de energia, proteção ambiental e custo de uso.
Com o crescimento constante e contínuo do mercado, espera-se que os consumidores estejam mais abertos à veículos de nova energia nos próximos cinco anos. Em particular, os consumidores jovens com educação terão uma maior aceitação de veículos de nova energia no futuro, de acordo com a IDC.
Também existem restrições. Os consumidores ainda têm reservas sobre os veículos de nova energia, como a capacidade da duração em uma condução de longa distância, degradação da bateria e questões de segurança. Depois que os subsídios expiram, a falta de vantagem de preço e o baixo valor residual dos carros usados podem impedir os clientes em potencial de comprar. Em termos de infraestrutura de carregamento, a cobertura dos postos públicos está longe de atingir a quantidade apropriado de postos.
Fonte: Pandaily