Em comparação com os drones comerciais, que são principalmente focados em entretenimento, o mercado de drones industriais que está tendo uma aplicação mais rica e ampla está crescendo rapidamente. De acordo com a estimativa da instituição Frost & Sullivan, o crescimento de drones de consumo global foi de 24,09% entre 2015-2019, e diminuiu para 20% durante 2020-2024. Os drones industriais, por outro lado, mantiveram uma alta taxa de crescimento de 50,62% entre 2015-2019, e têm previsão de aumentado para 56,43% durante 2020-2024.
(Fonte: site oficial da Autoflight)
A instituição ressaltou que com a contínua expansão dos cenários de aplicação, os drones industriais globais alcançaram um rápido desenvolvimento, e espera-se que o tamanho do mercado exceda o dos drones de consumo pela primeira vez, tornando-se o principal mercado para drones civis globais.
Neste contexto, as demandas como a proteção de plantas agrícolas e o transporte de material de emergência está crescendo drasticamente, consequentemente a pesquisa e o desenvolvimento de aeronaves de grande porte estão acelerando.
Autoflight, empresa chinesa de drones industriais
Durante a recente Conferência Mundial de Drones, Xie Jia, vice-presidente da Autoflight, disse a mídia que o mercado de aeronaves de asa fixa com decolagem e aterrissagem vertical de grande capacidade de carga está sendo gradualmente impulsionado pelo mercado, especialmente na era pós-pandemia, pelo estilo de comércio sem contato e pela demanda por transporte de material de emergência.
(Fonte: site oficial da Autoflight)
Durante a conferência, a empresa apresentou a sua aeronave de conceito V1000CG, um grande veículo logístico de decolagem e aterrissagem vertical. Tem um peso máximo de decolagem de 1.000 kg, uma carga máxima de 300 kg, e um alcance máximo de 250 km para a versão puramente elétrica e 1.000 km para a versão híbrida. Xie Jia informou que um protótipo deste modelo já foi desenvolvido e a produção foi iniciada.
Entende-se que a tecnologia eVTOL (decolagem e aterrissagem vertical elétrica) é considerada uma das mais importantes mudanças tecnológicas na indústria da aviação desde o nascimento dos helicópteros, devido às vantagens de ser não tripulado, ter uma grande carga útil e longa durabilidade, sustentável e não exigir a construção de grandes aeroportos, pistas ou outras infraestruturas.
“A maior vantagem do nosso país é a integração vertical da indústria, ou seja, incluindo motores, controle eletrônico e outros elos da tecnologia central são de origem nacional, enquanto muitos fabricantes estrangeiros utilizam a terceirização, sem dúvida puxando para cima muitos custos de aquisição”, disse Xie Jia.
Fonte: 21st Century Business Herald