Economia

Mercado consumidor da China apresenta tendência de recuperação

Mercado Consumidor da China
Fonte da imagem: Li Xin/ Xinhua

Dados apresentados pelo Departamento de Promoção do Consumo do Ministério do Comércio da China mostram que, em setembro, a eficácia da política de substituição de bens de consumo usados por novos teve resultado e o mercado de consumo apresentou uma tendência de recuperação e melhora.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, o volume total de varejo de bens de consumo social naquele mês foi de RMB 4,11 trilhões, um aumento de 3,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a taxa de crescimento acelerou 1,1 ponto percentual em comparação com o mês anterior. Nos primeiros três trimestres, o volume total de varejo de bens de consumo social foi de RMB 35,36 trilhões, um aumento de 3,3%.

Os resultados da substituição de bens usados por novos são evidentes. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, o volume de varejo de bens em setembro foi de RMB 3,67 trilhões, um aumento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, e a taxa de crescimento acelerou 1,4 pontos percentuais. As vendas de eletrodomésticos em unidades acima da quota designada aumentaram 20,5% na comparação com o mesmo período de 2023. A taxa de crescimento acelerou 17,1 pontos percentuais em comparação com o mês anterior; as vendas de automóveis e móveis aumentaram 0,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo um crescimento positivo.

Consumo de serviços cresce rapidamente

Nos primeiros três trimestres, o consumo de serviços cresceu 6,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, e a taxa de crescimento foi 3,7 pontos percentuais mais rápida do que a do varejo de bens no mesmo período. A receita do setor de alimentação foi de RMB 3,94 trilhões, um aumento de 6,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os gastos per capita dos residentes em consumo de educação, cultura e entretenimento e consumo de transporte e comunicações aumentaram 10,1% e 10,0%, respectivamente, na comparação anual para o período.

Desenvolvimento online e offline

Nos primeiros três trimestres, o consumo online cresceu rapidamente, e o volume de varejo online de bens físicos aumentou 7,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, representando 25,7% do volume total de varejo social. O varejo físico cresceu de maneira estável, e entre as unidades de varejo acima da quota designada, as vendas de lojas de conveniência, lojas especializadas e supermercados em valores aumentaram 4,7%, 4,0% e 2,4%, respectivamente.

Consumo rural é mais rápido do que o consumo urbano

Em setembro, o volume de varejo de bens de consumo rural foi de RMB 606,8 bilhões, um aumento de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, e a taxa de crescimento foi 0,8 ponto percentual mais rápida do que a do consumo urbano. Nos primeiros três trimestres, o volume de varejo de bens de consumo rural foi de RMB 4,77 trilhões, um aumento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, e a taxa de crescimento foi 1,2 ponto percentual mais rápida do que a do consumo urbano; os gastos per capita dos residentes rurais aumentaram 6,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, e a taxa de crescimento foi 1,5 ponto percentual mais rápida do que a dos residentes urbanos.

O porta-voz do Ministério do Comércio, He Yadong, disse que o Ministério do Comércio irá, em conjunto com os departamentos competentes, orientar todos os locais a implementar totalmente a política de substituição de bens de consumo usados por novos já promulgada e aproveitar o importante ponto de consumo do “Double 11”. Além disso, o governo continuará a organizar e realizar atividades de promoção do consumo, como o encontro de oferta e demanda de substituição de bens usados por novos, a temporada de consumo de veículos elétricos em milhares de municípios e distritos, e o festival de comércio eletrônico “Produtos da Rota da Seda”.

Fonte: finance.people.com.cn