Mais de 150 milhões de pessoas se beneficiaram diretamente de um gigantesco projeto de distribuição de água na China que, nos últimos oito anos, tem bombeado água dos principais rios do sul para o norte, propensos à seca, disseram as autoridades na segunda-feira (12).
O Projeto de Desvio de Água Sul-Norte desviou 58,6 bilhões de metros cúbicos de água para regiões áridas no Norte através de suas rotas médias e orientais, de acordo com o Ministério de Recursos Hídricos da China.
As transferências anuais de água aumentaram de mais de 2 bilhões de metros cúbicos para quase 10 bilhões de metros cúbicos. O projeto ajudou 42 cidades de grande e médio porte a impulsionar a economia local.
Em termos do ambiente ecológico, a rota do meio do projeto forneceu mais de 9 bilhões de metros cúbicos de água para abastecimento de água ecológica aquífera, efetivamente coibindo o declínio do nível das águas subterrâneas no Norte.
O Projeto de Desvio de Água do Sul-Norte tem três rotas. A rota do meio, a mais proeminente das três, devido ao seu papel na alimentação de água para a capital do país, parte do reservatório de Danjiangkou na província de Hubei no centro da China e a atravessa Henan e Hebei, antes de chegar a Pequim e Tianjin. O projeto começou a fornecer água em dezembro de 2014.
A rota leste começou a operar em novembro de 2013, transferindo água da província de Jiangsu, no leste do país, para alimentar áreas que incluem Tianjin e Shandong.
A rota ocidental está em fase de planejamento e ainda não foi construída.
Fonte: China Daily