Matéria publicada originalmente no dia 27 de julho de 2022
Com o aumento do investimento em pesquisa científica, as principais indústrias como fotovoltaicas, novos veículos de energia, eletrodomésticos e smartphones chineses estão entre os principais do mundo. Os produtos chineses estão passando por uma transformação de “Made in China” para “China inteligente”.
Por exemplo, no campo de produtos esportivos ao ar livre, em comparação com grandes marcas estrangeiras, os produtos nacionais se tornaram uma escolha econômica. As marcas de acampamento locais, como SCALER e MOBIGARDEN, são favorecidas pelos consumidores. SCALER se tornou um fabricante licenciado para os Jogos Olímpicos de Inverno e Paraolímpicos de Inverno de Pequim 2022.
Nos últimos anos, o desempenho dos produtos nacionais boutique em alimentos, beleza e eletrodomésticos tem sido impressionante. Liu Hui, diretor do Instituto Jingdong de Consumo e Desenvolvimento Industrial, disse que o reconhecimento de produtos nacionais e marcas antigas continua a crescer. Os grandes dados de Jingdong mostram que de 2018 a 2021, o volume de negócios de bens relacionados cresceu 284% e as vendas 411%.
Em que se baseia a ascensão das marcas chinesas?
O relatório publicado pela KPMG, uma agência de consultoria bem conhecida, observou que as novas marcas nacionais da China têm grande demanda do mercado, e que aumentou a concorrência na categoria de grande consumo.
Por exemplo, o hialurônico de sódio, amplamente utilizado na produção de produtos de cuidados com a pele, estendeu-se para novas áreas de aplicação e novos produtos com foco em várias funções aparecem frequentemente na exposição. Os produtos de água potável relacionados lançados pela Bloomage BioTechnology Corporation Limited, permitem que os consumidores reabasteçam com ácido hialurônico ao beber água.
Na Exposição Internacional de Produtos de Consumo da China, a antiga marca nacional de relógio, Tianjin Seagull Watch Group, fez uma tentativa para se aproximar da “geração Z”, lançando produtos limitados que incorporam elementos culturais. Designer Du Yifeng disse que é necessário atrair os jovens consumidores por um design criativo, preço razoável.
A Shenzhen National Porcelain Yongfengyuan Co Ltd fortaleceu a cooperação transfronteiriça, lançando modelos de comarcas com marcas chinesas populares de licor e chá, e produzindo porcelanatos decorativos para telefones celulares que são exportados para o exterior.
A série G10S, um robô autolimpante de varredura e esfregão de Pedra, foi desenvolvida através da tecnologia para lavar automaticamente panos de esfregão, coletar pó, reabastecer água, inibir bactérias e funções de autolimpeza para resolver os “pontos de dor” dos consumidores.
Liu Hui disse que fazer pleno uso da tecnologia digital e reduzir os custos e aumentar a eficiência através de uma cadeia de fornecimento digital aumentará efetivamente a participação de mercado dos produtos nacionais.
Expandir o mercado precisa continuar a melhorar a qualidade
Kuang Xianming, pesquisador do centro de pesquisa econômica do Instituto Chinês de Reforma e Desenvolvimento (Hainan), observou que para expandir os produtos nacionais é necessário melhorar o padrão em termos de artesanato, serviço e assim por diante.
Atualmente, cada vez mais marcas da China estão tentando identificar as necessidades dos consumidores. Liu Hui disse que a Jingdong já trabalhou com mais de 2.000 empresas para conseguir a personalização reversa (C2M), que proporciona uma compreensão profunda das demandas dos consumidores e ajuda os fabricantes a fornecer os bens e serviços mais adequados para os consumidores.
Kuang também enfatizou que a construção de uma boa marca é igualmente importante. Muitos produtos nacionais têm conotações culturais únicas, e a comunicação da marca deve ser ainda mais adaptada às características do público, capturando as características e preferências dos grupos mais jovens. Além disso, as empresas devem se concentrar em construir uma boa imagem social e acompanhar a dinâmica de opinião pública.
Fonte: Xinhua