Tecnologia

Mais robôs entram na vida cotidiana dos chineses

indústria robótica

A integração da informatização e industrialização está impulsionando o próspero desenvolvimento de tecnologias inteligentes e, em particular, da indústria robótica. Hoje em dia, cada vez mais robôs de serviços têm se tornado parte do cotidiano dos chineses.

Segundo um relatório recente divulgado pelo Instituto Chinês de Eletrônica, o crescimento médio anual da indústria robótica chinesa nos últimos cinco anos atingiu 22%.

Os robôs são empregados em vários cenários, tais como educação, assistência médica e resgate de emergência, com novos modelos de negócios constantemente surgindo, anunciando uma nova era inteligente com a colaboração entre robôs humanos.

Recentemente, houve uma hashtag nas mídias sociais chinesas sobre o primeiro lote de pessoas que passeavam com cães robôs. Vídeos foram postados online mostrando cães robóticos andando nas ruas. Eles têm membros de tamanho semelhante a cães de estimação reais e podem fazer cambalhota e ficar de pé com seus membros posteriores.
indústria robótica
Muitas empresas chinesas lançaram cães robóticos. Por exemplo, um desenvolvido por uma empresa de tecnologia sediada em Hangzhou, província de Zhejiang, no leste da China, é capaz de carregar uma carga de 3 quilos e servir como companheiro de corrida para seu dono. No ano passado, a fabricante de eletrônicos Xiaomi também revelou um robô humanoide que é capaz de “ver” e “sentir” seu entorno com tecnologias de reconhecimento facial e corporal. O robô pode seguir seu dono e evitar obstáculos automaticamente.

Graças à crescente capacidade de fabricação, os robôs não são mais exclusivos da produção industrial. Eles agora estão ajudando as pessoas em muitos aspectos.

Eles são amplamente empregados no serviço doméstico, atuando como assistentes das pessoas, como os robôs de limpeza inteligente e robôs de cozinha. Em junho deste ano, o fabricante chinês de eletrodomésticos Midea Group lançou um robô que pode atuar como empregado doméstico que é equipado com inteligência artificial (IA), assistente familiar, guarda de segurança e amigo para brincar.
​​indústria robótica
No setor da educação, os robôs são grandes professores e treinadores. Em junho deste ano, um robô de jogo de tabuleiro foi apresentado a uma escola em Guangzhou, no sul da província de Guangdong, na China. Além de ensinar os alunos a jogar xadrez chinês, ele também pode introduzir a cultura e as regras do jogo.

Como a China vê um processo de envelhecimento acelerado, os robôs também são usados no atendimento a idosos. Alguns produtos que visam melhorar a capacidade de autocuidado e prevenção de riscos das pessoas idosas já estão disponíveis no mercado. Por exemplo, os exoesqueletos vestíveis são projetados para auxiliar os idosos com dificuldades de mobilidade.

O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT, sigla em inglês), a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, sigla em inglês) e o Ministério da Ciência e Tecnologia emitiram em conjunto uma diretriz para a Indústria de Robótica para o 14º Plano Quinquenal (2021-2025) no final de 2021.
indústria robótica
Segundo o plano, a China se esforçará para se tornar um centro global de inovação robótica, fabricação de alto nível e aplicação até 2025, e o país se orgulhará de ser líder mundial na Indústria Robótica até 2035.

A diretriz indicava que a Indústria Robótica da China abraçou uma oportunidade estratégica para alcançar o desenvolvimento independente e dar o salto.

Atualmente, os robôs de serviço são fabricados para oferecer serviços mais convenientes e inteligentes, assim como funções complicadas. Eles são capacitados por uma série de novas tecnologias, tais como IA, realidade virtual e 5G, o que cria mais possibilidades para a aplicação de robôs.

Fonte: Diário do Povo