Economia

Maior campo de petróleo offshore da China atinge nível de produção mais alto em quase 60 anos

Campo de petróleo offshore da China
Fonte da imagem: CNOOC/Xinhua

No dia 3 de setembro, a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) anunciou que a produção diária de petróleo bruto do Campo de Petróleo no Mar de Bohai, o maior campo de petróleo offshore da China, ultrapassou 100 mil toneladas, estabelecendo um novo recorde histórico em quase 60 anos de desenvolvimento e construção do campo.

O Campo de Petróleo No Mar de Bohai foi fundado em 1965 e é atualmente o campo de petróleo mais produtivo e de maior escala nas águas da China. Até agora, foram construídos mais de 50 campos de petróleo e gás em produção, além de mais de 200 instalações de produção, com uma produção acumulada de petróleo e gás equivalente a mais de 500 milhões de toneladas. As 100 mil toneladas de petróleo bruto representam cerca de um sexto da produção diária total do país, o que é suficiente para atender à demanda de uma grande cidade com uma população de dez milhões de pessoas por uma semana.

Embora o Campo de Petróleo no Mar de Bohai tenha recursos de petróleo e gás abundantes, sua estrutura geológica é complexa e a exploração e desenvolvimento são desafiadores. Até o momento, foram descobertos seis campos de petróleo e gás com reservas superiores a 100 milhões de toneladas, incluindo os campos Bohai Zhong 19-6, Kenli 10-2 e Qinhuangdao 27-3, com novas reservas geológicas comprovadas superiores a 1 bilhão de toneladas de petróleo equivalente.

Além disso, o Campo de Petróleo no Mar de Bohai está otimizando suas estratégias de desenvolvimento e completou o maior projeto de ajuste secundário offshore da China — o projeto de ajuste secundário dos campos de petróleo Suizhong 36-1 / Lushun 5-2. Em 2023, a adição na quantidade de produção de petróleo bruto no Campo de Petróleo no Mar de Bohai foi de quase 2,3 milhões de toneladas, representando cerca de 50% do aumento total de petróleo bruto do país, tornando-se um importante polo de crescimento de energia offshore da China.

Fonte: ithome.com