A maior base de reserva de gás natural liquefeito (GNL) da China, localizada na cidade de Yancheng, na província de Jiangsu, iniciou oficialmente o fornecimento de gás para a China Oriental na sexta-feira (16), de acordo com a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC).
Cerca de 2,41 milhões de metros cúbicos de gás natural foram transportados por gasoduto no primeiro dia e enviados a 42 usuários urbanos nas províncias de Jiangsu e Anhui.
Com base no consumo de gás de 20 metros cúbicos por domicílio por mês, que é a estação de pico do consumo de gás no inverno, este lote de gás pode atender a demanda de 120.000 domicílios durante um mês.
A base de reserva de petróleo da China, também conhecida como “Green Energy Port”, tem dois métodos de transporte, por petroleiro ou por oleoduto, abrindo uma nova fase para a coordenação da CNOOC para o fornecimento de GNL no leste da China, disse Lin Gang, gerente geral adjunto da filial da CNOOC em Jiangsu, a mídia local.
A base aumentará ainda mais a capacidade de garantir o fornecimento de recursos de gás natural na região, acrescentou Lin Gang.
A construção da primeira fase da base consiste em 10 tanques de armazenamento de GNL. Entre eles, quatro tanques – capazes de armazenar 220.000 metros cúbicos de GNL cada um – foram colocados em operação em setembro deste ano, enquanto os outros seis tanques – também os maiores do mundo que podem armazenar 270.000 metros cúbicos de GNL – deverão concluir a construção no final de 2023.
Em setembro, o CNOOC anunciou a conclusão dos telhados de três tanques de GNL de 270.000 metros cúbicos.
Após a conclusão total, o Porto de Energia Verde pode fornecer mais de 5,6 bilhões de metros cúbicos de GNL anualmente, informou a mídia local.
Fonte: Taizhang