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Live Commerce: 5 Dicas para vender como os chineses

O live commerce ou “comércio ao vivo”, é um novo formato de vendas online que ganhou força no mundo todo, com a chegada da pandemia da Covid-19, em 2020. Hoje essa tendência de negócios veio para ficar, trata-se de vendas por transmissão ao vivo na internet, geralmente realizada por influenciadores ou empreendedores, que apresentam os produtos e interagem com o público, unindo  a praticidade de um e-commerce e a humanização dos atendimento das lojas presenciais.

Essa febre teve início em 2016 na China. O país é hoje a maior referência sobre o assunto, já foram feitas mais de 10 milhões de transmissões ao vivo, movimentando US$ 157 bilhões pelo mundo e gerando 1,7 milhão de empregos, de acordo com o Ministério do Comércio da China. E segundo uma estimativa da consultoria Research and Markets, o live commerce ainda deve gerar receitas próximas dos US$ 600 bilhões pelo mundo afora até 2027.

Desde então, devido ao seu sucesso,  a estratégia tem sido utilizada tanto por grandes empresas quanto por pequenos empreendedores. No Brasil, esse mercado está se desenvolvendo e tende a crescer. Essa forma de vendas tem sido utilizada por algumas empresas. A primeira grande experiência de live commerce no país foi feita pela Americanas.com, que promoveu uma transmissão ao vivo com a influenciadora Camila Coutinho, para demonstrar produtos de maquiagem e cosméticos. Em seguida, outros varejistas aderiram ao modelo como a Magazine Luiza, Riachuelo, Arezzo, Renner, entre outras.

Esse tipo de comércio oferece várias vantagens como a proximidade com o público, gerando confiança e fortalecimento do relacionamento com o cliente e, consequentemente, o aumento das conversões, além da possibilidade de apresentar os produtos na prática com demonstrações, a autonomia de se poder vender em qualquer lugar, engajamento do público com suas redes sociais e a captação de leads.

Abaixo, segue alguns passos utilizados pelos chineses, líderes mundiais nesse segmento, para te ajudar a impulsionar suas vendas:

Crie um bom roteiro 

Antes de iniciar a sua live faça um planejamento sobre os assuntos que serão falados, estude os produtos e as suas características, os benefícios, o público e esteja pronto para responder qualquer tipo de dúvida, tente evitar os improvisos.

Escolha o apresentador 

  Um intermediador de live commerce deve gerar engajamento e entretenimento para o público. O apresentador mostra as aplicações ao vivo dos produtos, conversa, oferece atenção e tira as dúvidas dos clientes. São pessoas que precisam entender sobre a sua persona, podem ser influenciadores, vendedores ou o próprio dono do negócio, mas é preciso que exista uma proximidade e conexão com o público. Os influenciadores são uma ótima estratégia de conversão de vendas, pois trazem mais credibilidade e têm grande poder de persuasão com a audiência. A influenciadora chinesa Viya, conseguiu vender em 2019, em uma transmissão pela plataforma Taobao Live, mais de 15 mil frascos de perfume, em poucos minutos, outro influenciador de beleza o chines Austin Li, também já vendeu 15 mil batons em apenas cinco minutos durante uma transmissão.

Defina o local

Para gravar, escolha um ambiente com uma boa iluminação, limpo e sem ruídos. Um celular com uma câmera de boa qualidade já é o suficiente para transmitir uma live por plataformas ou mídias sociais.

Escolha a plataforma 

Na China, existem diversas plataformas que oferecem suporte para live commerce, são plataformas integradas, onde é possível fazer tudo em um só lugar, como transmitir a live, interagir com o público e vender em apenas um clique. Na China, a plataforma mais utilizada para fazer live commerce é o TaoBao, que é usado pelos maiores varejistas oferecendo diversos canais de transmissão ao vivo, que geram 150 mil horas diárias de conteúdo.

A maioria das lojas chinesas online possuem em seu site uma página que direciona para a live commerce dos produtos. Porém no Brasil, as tecnologias mais utilizadas para fazer lives ainda são as mídias sociais como, o Instagram e o Youtube e para realizar uma compra é preciso entrar no link do e-commerce ou por meio de um QR Code.

Utilize Gatilhos Mentais 

Nos aplicativos de vendas da China, é comum a frequência de diversos cupons de descontos e promoções limitadas. Essas técnicas fazem parte dos gatilhos mentais de urgência e exclusividade, que influenciam o consumidor a fechar uma compra rapidamente para não perder o benefício. Além disso,  pode ser oferecido frete grátis, descontos, missões com os clientes em troca de benefícios, gerando uma maior taxa de conversão. Interagir sempre com um público fazendo perguntas e respondendo comentários é uma ótima forma de conseguir um bom engajamento para a sua live.

 

Créditos: Redação China2Brazil