Economia

Jogos mobile chineses têm destaque e crescem cada vez mais no mercado

Jogos mobile

Recentemente, a Sensor Tower divulgou o ranking de receita global de distribuidoras chinesas de jogos mobile em abril de 2022. O ranking mostra que o “Triângulo de Ferro”: Tencent, NetEase e miHoYo (Hoyoverse no exterior) ainda estão firmemente nas três primeiras posições. A Tencent é líder no mercado, com destaque para seus dois principais produtos, King of Glory e PUBG Mobile.

Investida do Tencent

O lançamento de alguns novos jogos aqueceu o mercado. Em 29 de março, a Tencent lançou o jogo mobile de estratégia “Return to the Empire”, que ficou em 9º lugar na lista de jogos para celular iOS da China em abril.

A chinesa Tencent possui uma forte matriz de produtos de diversas categorias, como MOBA e FPS. Porém, para jogos de estratégia, a empresa deixa um pouco a desejar. A empresa agora quer focar nessa categoria com seu novo jogo. No primeiro dia de lançamento do jogo, estima-se que foram 313.500 downloads em celulares da Apple, e o seu faturamento em dois dias foi de US$ 1,1 milhão.

Principais jogos mobile chineses

Nesta edição do ranking da Sensor Tower, o jogo de MMORPG “Tales of Dragonland”, lançado pela Zilong Games no final de março, entrou para a lista. Impulsionada por este jogo, a receita da Zilong Games aumentou 171% em um mês, retornando ao 17º na lista de receitas por distribuidora.

A NetEase, que ficou em segundo lugar em receitas, tem um total de 4 jogos que entraram para o Top 20 na App Store da China em abril. Entre esses jogos, “Fantasy Westward Journey”, “LifeAfter” e “Naruto” subiram na classificação.

Mesmo com um único jogo na lista, a miHoYo continua se mantendo no pódio com “Genshin Impact”.

Com o lançamento do servidor japonês de “Three Kingdoms Fantasy Continent” no início de abril, e o excelente desempenho de “Three Kingdoms: Strategic Edition” no mercado global, a receita da Lingxi Games, do Alibaba, aumentou 11% em um mês, subindo uma posição para o 6º lugar.

Com três jogos que aumentaram sua receita em geral, sendo elas “Last Shelter: Survival”, “Rise of Empires” e “Last Empire”, Long Tech avançou 5 lugares, chegando a 10º lugar no ranking.

A receita de “Mobile Legends: Bang Bang”, principal jogo da Moonton da ByteDance, aumentou 19% mês a mês. Espera-se que com o lançamento de mais skins e promoções do 515 Party, bem como o tráfego na plataforma do TikTok, a receita do jogo em maio aumente ainda mais.

Jogos chineses no exterior

Muitos fabricantes também alcançaram novos recordes em seu desempenho no exterior. O jogo para celular “Kingdom Guard” continuou com excelente desempenho nos mercados europeu e americano, e a receita da editora Tap4Fun aumentou em 10% mensalmente.

Com a influência dos jogos de tabuleiro “Phase 10” e “UNO!” nos mercados ocidentais, a receita da Mattel163, joint venture entre NetEase e Mattel, se manteve estável, voltando a entrar no top 100 desenvolvedores de jogos mobile do mundo.

Fonte: Zaker
Imagem principal: Florian Olivo/ Unsplash