Em 27 de maio, o “Insights 2021-Emerging Industry Investment Opportunities”, divulgado pela CCID Consulting, mostrou que em 2020 a demanda por robôs de serviço na China aumentou de forma expressiva. O tamanho do mercado chegou a US$ 4,453 bilhões, um crescimento anual de 37,4%, e o financiamento neste mercado aumentou 344% em 2020.
De acordo com o relatório, devido ao impacto contínuo da pandemia mundial e a agravação dos problemas de envelhecimento da população, o de mercado dos robôs de serviço continuará a crescer rapidamente. A expectativa é que até 2023 chegue à casa dos 75 bilhões de yuans (US$ 11,79 bilhões).
(Fonte: 21st Century Business Herald; imagem mostra crescimento do mercado de robôs de serviço)
O relatório aponta que a pandemia do coronavírus gerou diversos serviços “sem contato”, e os robôs de serviço criaram grandes oportunidades de desenvolvimento. A linha de produção destes robôs é dividida em 3 partes: software e componentes principais, fabricação da carroceria e aplicativos de terminal.
Em relação à inteligência artificial e a interação humano-computador, a tecnologia empresarial chinesa já atingiu o nível mundial e as empresas da China encontraram pontos cruciais para avanços tecnológicos. Na área de movimento, as empresas ainda não atingiram um nível suficiente da tecnologia.
Segundo o relatório, o mercado de capitais promoveu o rápido desenvolvimento de empresas de robôs de serviço. Em 2020, o aprofundamento da reforma do mercado de capitais da China continuou a avançar, assim como a construção do sistema foi melhorada. Neste contexto, muitas empresas de robôs de serviço obtiveram oportunidades de desenvolvimento, listando-se no Conselho de Inovação em Ciência e Tecnologia.
É importante notar que a escala de investimento e financiamento de robôs de serviço explodiu em 2020. A julgar pela escala de investimento e financiamento nos últimos três anos, a escala de investimento e financiamento de robôs de serviço aumentou significativamente de US$ 850 milhões em 2019 para US$ 2,92 bilhões, em 2020.
Fonte: 21st Century Business Herald